EFICÁCIAS E DESAFIOS PARA APLICAR E CONCRETIZAR A SALA DE AULA INVERTIDA

Autores

  • Rosimar Rodrigues Souza Must University, Estados Unidos
  • Filomena Alves Pereira Must University, Estados Unidos
  • Helena Maria Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Jéssica Marinho Medeiros Must University, Estados Unidos
  • Maria Rita Fialho Almeida Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.161

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as potencialidades e os desafios que o docente enfrenta para aplicar e concretizar a Sala de Aula Invertida. Neste sistema o docente fornece aos estudantes materiais didáticos antecipado e durante o momento presencial, é discutido e consolidado os saberes adquiridos, tirando dúvidas e operando o que foi aprendido em diversas tarefas. A pesquisa é bibliográfica qualitativa, voltada no estudo de livro, artigo e e-book, que permitem identificar situações e oportunizar apontamentos para continuação de novas investigações. Sobre a estruturação do trabalho, destaca-se dois momentos, no primeiro comenta um pouco sobre a trajetória da composição, conceitos, pilares de sustentações e as vantagens para edificação da sala invertida; no segundo momento exibi os desafios que encontra para efetua-la, destacando a descentralização do corpo docente e o fortalecimento do seu protagonismo como pesquisador, colaborador, liderança, entre outros. Por fim, nota-se a relevância das contribuições da sala inversa, bem como, entender os desafios que pôde encontrar para abarcar as aplicações e efetivações, fazendo em tempo esta técnica uma rota apropriada, que permite o educador ministrar seu trabalho com mediação, protagonismo e qualidade.

Biografia do Autor

Rosimar Rodrigues Souza, Must University, Estados Unidos

Graduada em Biologia pela Universidade de Cuiabá e Química pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especializada em Proposta Pedagógica para Educação pela Faculdade do Sul de Mato Grosso. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Filomena Alves Pereira, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Especialistas em Psicopedagógico pelo Instituto Superior de Educação Programus (ISEPRO); Mestrando Em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University-Florida).

Helena Maria Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especializações: Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Atendimento Educacional Especializado (A EE) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

Jéssica Marinho Medeiros, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Tiradentes; Especialização em Neuroeducação e MBA em Gestão Escolar pela Faculdade Descomplica. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Maria Rita Fialho Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (UNIVICOSA) - União de Ensino Superior de Viçosa; Especialista em Terapia Cognitiva-Comportamental pelo Centro Universitário de Viçosa (UNIVICOSA) União de Ensino Superior de Viçosa; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must Universasity.

Publicado

07-08-2023

Como Citar

Souza, R. R., Pereira, F. A., Ribeiro, H. M., Medeiros, J. M., & Almeida, M. R. F. (2023). EFICÁCIAS E DESAFIOS PARA APLICAR E CONCRETIZAR A SALA DE AULA INVERTIDA. Revista Ilustração, 4(2), 103–108. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.161