A EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DOS MUSEUS PARA A SENSIBILIZAÇÃO SOCIAL NO SURGIMENTO DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i2.16Palavras-chave:
coronavírus; museologia; acesso à cultura; tour virtuaisResumo
O presente estudo busca utilizar a experiência didática dos museus como instrumentos de sensibilização social, com o objetivo de proporcionar discussões sobre o acesso à cultura de forma igualitária, se aproveitando de um período de adversidade mundial, como o decorrido pela COVID-19. O emprego da sensibilização por meio das artes servirá como alternativa para combater a exclusão sistêmica da população, que acabam ficando alijadas de conhecer as artes, constituindo verdadeiras vítimas de modelos desiguais. A eleição dos museus foi motivada pelos projetos inovadores que vêm permitindo à sociedade, em momentos de incertezas e angústias, de encontrar alternativas sensibilizadoras para combater problemas estruturais históricos. As medidas de inclusão apresentadas por essas Instituições Culturais ampliaram os horizontes para a descoberta dos legados históricos dos seres humanos. Razão pela qual esses esforços representam marcos importantes para mudanças de paradigmas e, principalmente, na possibilidade das expressões culturais estarem mais próximas dos indivíduos, despertando emoções e incentivando o desenvolvimento de suas identidades. O estudo apresentou uma abordagem metodológica baseada em dados bibliográficos e documentais, utilizando uma abordagem qualitativa sob método dedutivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Carmem Beatriz de Paula Henrique , Rivetla Edipo Araujo Cruz, Douglas Verbicaro Soares, Sedjro Enock Télèsphore Montcho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.