A APRENDIZAGEM AUTOGERIDA COMO FERRAMENTA GERADORA DE CONHECIMENTO

Autores

  • Ana Maria Lemes Coelho Must University, Estados Unidos
  • Antonio Jerri Castro de Abreu Must University, Estados Unidos
  • Maria da Conceição Barbosa Guimarães Must University, Estados Unidos
  • Mara de Fátima Martini Must University, Estados Unidos
  • Vânia Rosa Alves Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.159

Resumo

A busca pelo conhecimento na formação pessoal e profissional tem se tornado ainda mais instigante nessa década. As diversas portas que se abrem ao dispor daquele que tem o interesse e necessidade de aprender, faz com que diversas instituições abracem a modalidade online e e- learning, promovendo cursos e formações com a metodologia autogerida, utilizando-se do design instrucional para garantir a aprendizagem desse aluno. Este trabalho visa realizar um resumo sobre o ciclo que envolve a necessidade da busca pela aprendizagem autogerida, buscada pelos professores, que contam com uma grande defasagem curricular quando o assunto é tecnologia. Ademais, o texto que segue busca compreender melhor os principais conceitos sobre essa nova modalidade de ensino-aprendizagem que atualmente está ao dispor de todos, refletindo criticamente sobre o que é design instrucional e como funciona, além de entender aspectos da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e como tudo isso está interligado, quais seus benefícios e dificuldades encontradas no caminho, e como o professor pode utilizar dos seus conhecimentos prévios para melhor desenvolver-se e fazer o mesmo com seus alunos. Para isso, realizou-se uma pesquisa com levantamento bibliográfico. O resultado dos estudos feitos indica que há grande contribuição de utilizar o design instrucional para a construção de ambientes de aprendizagem que promovam a autonomia dos alunos.

Biografia do Autor

Ana Maria Lemes Coelho, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia - PUC-Goiás. Pós-graduada em Informática Educativa - PUC-Goiás. Pós-graduada em Formação do Grupo de Multiplicadores da Cultura Gerencial-FGV. Pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino - Universo. Pós-graduada em Educação Especial na Perspectiva do AEE – ICG. Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada para Transtorno Espectro do Autismo. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Antonio Jerri Castro de Abreu, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Única. Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pela Universidade Cândido Mendes. Pós-Graduado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pelo Instituto Souza. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST UNIVERSITY. Professor efetivo da Rede Estadual do Ceará. Curriculo Lattes: lattes.cnpq.br/5788456945776641.

Maria da Conceição Barbosa Guimarães, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Especialista em Gestão Escolar (UFC) universidade federal do Ceará. Mestranda em Tecnologias Emergentes pela Must University.

Mara de Fátima Martini, Must University, Estados Unidos

Graduada em Licenciatura em Geografia. Pós-Graduada em Gestão Escolar. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Vânia Rosa Alves, Must University, Estados Unidos

Graduada pela Universidade Federal de Uberlândia em Educação Artística, habilitação em artes plásticas. Especialista pela União Educacional de Minas Gerais em Tecnologias Digitais aplicadas à educação. Especialista em Arteterapia Educacional e Clínica pela Faculdade de Tecnologia IPPEO. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

07-08-2023

Como Citar

Coelho, A. M. L., Abreu, A. J. C. de, Guimarães, M. da C. B., Martini, M. de F., & Alves, V. R. (2023). A APRENDIZAGEM AUTOGERIDA COMO FERRAMENTA GERADORA DE CONHECIMENTO. Revista Ilustração, 4(2), 91–95. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.159