A APRENDIZAGEM AUTOGERIDA COMO FERRAMENTA GERADORA DE CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.159Resumo
A busca pelo conhecimento na formação pessoal e profissional tem se tornado ainda mais instigante nessa década. As diversas portas que se abrem ao dispor daquele que tem o interesse e necessidade de aprender, faz com que diversas instituições abracem a modalidade online e e- learning, promovendo cursos e formações com a metodologia autogerida, utilizando-se do design instrucional para garantir a aprendizagem desse aluno. Este trabalho visa realizar um resumo sobre o ciclo que envolve a necessidade da busca pela aprendizagem autogerida, buscada pelos professores, que contam com uma grande defasagem curricular quando o assunto é tecnologia. Ademais, o texto que segue busca compreender melhor os principais conceitos sobre essa nova modalidade de ensino-aprendizagem que atualmente está ao dispor de todos, refletindo criticamente sobre o que é design instrucional e como funciona, além de entender aspectos da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e como tudo isso está interligado, quais seus benefícios e dificuldades encontradas no caminho, e como o professor pode utilizar dos seus conhecimentos prévios para melhor desenvolver-se e fazer o mesmo com seus alunos. Para isso, realizou-se uma pesquisa com levantamento bibliográfico. O resultado dos estudos feitos indica que há grande contribuição de utilizar o design instrucional para a construção de ambientes de aprendizagem que promovam a autonomia dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Maria Lemes Coelho, Antonio Jerri Castro de Abreu, Maria da Conceição Barbosa Guimarães, Mara de Fátima Martini, Vânia Rosa Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.