BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O ATUAL CURRÍCULO BRASILEIRO PÓS PANDEMIA

Autores

  • Daniela Dieterich Must University, Estados Unidos
  • Klener Batista Must University, Estados Unidos
  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos
  • Renata Camargo Costa Alves Must University, Estados Unidos
  • Tamara Trentin Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.158

Resumo

Uma educação pública de qualidade é um tema que vem sendo estudado e debatido há muitos anos na história da humanidade, muitas horas de estudos foram empregadas traçando estratégias e metodologias para tal objetivo em nosso país. No dia 06 de abril de 2017, a proposta da BNCC, Base Nacional Comum Curricular, foi entregue pelo o Ministério da Educação ao Conselho Nacional de Educação e desde então, todas as atenções estão voltadas para essa proposta curricular de melhoria no ensino público de qualidade, ainda mais após o período que o mundo viveu em pandemia do COVID-19. A BNCC define o direito de aprendizagem e as competências a serem desenvolvidas pelos estudantes em cada modalidade da Educação básica, estabelecendo os conteúdos mínimos nacionais e os específicos em âmbito local e regional, e junto ao Plano Nacional de Educação estabelece as metas e estratégias para serem alcançadas. Mas ainda a BNCC instiga muitas dúvidas entre os profissionais da área da educação. O que é a BNCC? Para que serve? Porque foi criada? Qual é a lei que regulamenta a BNCC? Ela é mesmo importante? A BNCC faz-se realmente presente no currículo brasileiro atual? Estou trabalhando de acordo com a proposta da BNCC? Para responder essas e outras indagações, é de suma importância a realização deste trabalho de pesquisa, que irá nortear as práticas pedagógicas e o currículo dos profissionais dessa área, levando a uma reflexão do currículo e das metodologias empregadas dentro das instituições de ensino de todo o país. A implementação da BNCC não melhora a educação por si só, mas a sua execução junto com investimento em politica salarial, formação continuada dos profissionais e infraestrutura nas escolas são fatores que colaboram para sanar a defazagem gerada em nossas escolas devido ao período pandêmico do Covid 19.

Biografia do Autor

Daniela Dieterich, Must University, Estados Unidos

Graduação em Matemática pela UNEMAT e Tecnologia pela Unicesumar. Especialização em Gestão Democrática pela UFMT e Didática do Ensino Superior pela UNIC e Pós-graduada em Constelação Familiar pelo Centro de Mediadores. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Klener Batista, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia pela FIMES- Fundação Integrada Municipal de Mineiros. Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Faculdade APOGEU. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Graduada em Artes Visuais. Graduando em Educação Física. Graduando em Educação Especial Inclusiva. Especialização em Supervisão Escolar. Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Especialização em Educação Especial Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Renata Camargo Costa Alves, Must University, Estados Unidos

Graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2004); Pós-graduação em: pelo Centro Universitário de Maringá-UNICESUMAR (2019). Especialização. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Tamara Trentin, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Graduada em História. Especialização em Docência do Ensino Superior. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

07-08-2023

Como Citar

Dieterich, D., Batista, K., Meroto, M. B. das N., Alves, R. C. C., & Trentin, T. (2023). BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O ATUAL CURRÍCULO BRASILEIRO PÓS PANDEMIA. Revista Ilustração, 4(2), 85–89. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.158