GERAÇÃO SCREENAGERS E EDUCAÇÃO

Autores

  • Cristiane Tonetto Escobar Must University, Estados Unidos
  • João Carlos Machado Must University, Estados Unidos
  • Mariza Batista de Sousa Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos
  • Viviane Aparecida Damian Beck Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.156

Resumo

Os jovens da sociedade moderna, ou seja, os adolescentes da era digital passaram a ser identificados como “Screenagers”, que é uma terminologia comumente utilizada para retratar práticas que envolvem leitura e interação entre os sujeitos e o universo, mediante a tela de um computador, celular, tablet ou qualquer outro eletrônico conectado à internet. Esses novos mecanismos estão constantemente presentes na vida cotidiana dos adolescentes e servem para realizar inúmeras tarefas de maneira rápida e fácil, sem a necessidade de saírem do local onde se encontram, apenas clicando numa simples tela e conferindo as novidades que as redes sociais oferecem e as mensagens que foram recebidas enquanto estava realizando outras tarefas ou até mesmo dormindo. Essa interação dos adolescentes com os mecanismos tecnológicos acontece diariamente e com muita frequência, inclusive durante o trajeto de ida e volta da escola, pois não conseguem desgrudar do dinamismo que eles oferecem para as usas vidas. Dentro dessa nova realidade, este trabalho tem como objetivo discorrer, com o aporte de uma pesquisa bibliográfica, acerca da geração digital e sua trajetória educativa, bem como evidenciar os desafios que os alunos digitais proporcionam tanto para a escola quanto para os docentes, levando em consideração o seu uso na prática educativa.

Biografia do Autor

Cristiane Tonetto Escobar, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais, Supervisão Educacional, Orientação Educacional, Planejamento Pedagógico, Gestão Escolar, Projetos e Práticas Educativas e Fundamentos e Organização Curricular. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

João Carlos Machado, Must University, Estados Unidos

Graduando em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT.

Mariza Batista de Sousa Ferreira, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela UNIVAR - Faculdades Unidas do Vale do Araguaia e em Artes Visuais pela UFG - Universidade Federal de Goiás Pós-graduada em Educação Interdisciplinar ,mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must Universit. 

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

Viviane Aparecida Damian Beck, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Especialização Educação Infantil e Anos Iniciais. Especialização Coordenação Pedagógica. Gestão Escolar com ênfase em Educação Infantil. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

07-08-2023

Como Citar

Escobar, C. T., Machado, J. C., Ferreira, M. B. de S., Narciso, R., & Beck, V. A. D. (2023). GERAÇÃO SCREENAGERS E EDUCAÇÃO. Revista Ilustração, 4(2), 69–74. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.156