GERAÇÃO “SCREENAGERS”

O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DOS JOVENS

Autores

  • João Elias Ferreira da Costa Must University, Estados Unidos
  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos
  • Rebeca Maria de Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos
  • Viviane Aparecida Damian Beck Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.155

Resumo

A tecnologia tem o potencial de oferecer diversas oportunidades de aprendizado, acesso a informações e interação social, mas também apresenta desafios em relação à atenção, ao desenvolvimento cognitivo e ao uso excessivo desses dispositivos. Ante isso, o presente paper visa compreender como a presença constante da tecnologia afeta a formação educacional dos jovens, investigando tanto os benefícios quanto as limitações desse contexto, identificando estratégias pedagógicas que possam otimizar o uso da tecnologia na sala de aula, promovendo uma formação educacional mais completa e adequada às necessidades dessa geração. O procedimento metodológico adotado consiste em uma revisão bibliográfica abrangente, que inclui estudos e pesquisas sobre o impacto da tecnologia na educação, o desenvolvimento cognitivo dos jovens, os desafios enfrentados pelos educadores e as estratégias pedagógicas eficazes no contexto da geração de Screenagers. Os resultados encontrados indicam que a presença da tecnologia na formação educacional dos jovens da geração de Screenagers tem tanto benefícios quanto desafios. Por um lado, a tecnologia oferece acesso a informações diversificadas, estímulo à criatividade, interação social ampliada e personalização da aprendizagem. Por outro lado, é necessário lidar com questões como o uso excessivo das telas, a distração, a falta de habilidades socioemocionais e a necessidade de orientação e mediação adequadas por parte dos educadores. A conclusão deste trabalho ressalta a importância de uma abordagem equilibrada e consciente no uso da tecnologia na formação educacional dos jovens.

Biografia do Autor

João Elias Ferreira da Costa, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bacharel em Ciência Política pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Especialista em Ética e Política pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Graduada em Artes Visuais. Graduando em Educação Física. Graduando em Educação Especial Inclusiva. Especialização em Supervisão Escolar. Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Especialização em Educação Especial Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Rebeca Maria de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual do Piauí /UESPI (2007). Graduação em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho (2010). Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pelo Centro Unificado de Ensino de Teresina - CEUT (2013) e em Educação Infantil pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR-2019 e em Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Graduada em Administração pela Faculdade São Geraldo em 2015; Licenciatura em Matemática pela Uniube Universidade Uberaba em 2022; Licenciatura em Pedagogia pela Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" em 2022; Graduando em Engenharia de Produção, pela Uniube Universidade Uberaba; Graduando em Letras pelo IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica , pelo  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes em 2023; Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão, pela UNAR  Centro  Universitário de Araras Dr Edmundo Ulson em 2022; Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física , pela UNAR  Centro  Universitário de Araras Dr Edmundo Ulson em 2022; Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática, pelo CESV Centro de Ensino Superior de Vitória em 2017; Especialização em Educação Especial e Inclusiva, pelo CESV Centro de Ensino Superior de Vitória em 2017; Especialização em Educação de Jovens e Adultos  , pela FV Faculdade de  Vitória em 2017; Especialização em Artes na Educação  , pela FV Faculdade de  Vitória em 2017. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Viviane Aparecida Damian Beck, Must University, Estados Unidos

Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Especialização Educação Infantil e Anos Iniciais. Especialização Coordenação Pedagógica. Gestão escolar com ênfase em Educação Infantil. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

07-08-2023

Como Citar

Costa, J. E. F. da, Meroto, M. B. das N., Oliveira, R. M. de, Santos, S. M. A. V., & Beck, V. A. D. (2023). GERAÇÃO “SCREENAGERS”: O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DOS JOVENS . Revista Ilustração, 4(2), 61–68. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.155