GERAÇÃO “SCREENAGERS”
O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DOS JOVENS
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.155Resumo
A tecnologia tem o potencial de oferecer diversas oportunidades de aprendizado, acesso a informações e interação social, mas também apresenta desafios em relação à atenção, ao desenvolvimento cognitivo e ao uso excessivo desses dispositivos. Ante isso, o presente paper visa compreender como a presença constante da tecnologia afeta a formação educacional dos jovens, investigando tanto os benefícios quanto as limitações desse contexto, identificando estratégias pedagógicas que possam otimizar o uso da tecnologia na sala de aula, promovendo uma formação educacional mais completa e adequada às necessidades dessa geração. O procedimento metodológico adotado consiste em uma revisão bibliográfica abrangente, que inclui estudos e pesquisas sobre o impacto da tecnologia na educação, o desenvolvimento cognitivo dos jovens, os desafios enfrentados pelos educadores e as estratégias pedagógicas eficazes no contexto da geração de Screenagers. Os resultados encontrados indicam que a presença da tecnologia na formação educacional dos jovens da geração de Screenagers tem tanto benefícios quanto desafios. Por um lado, a tecnologia oferece acesso a informações diversificadas, estímulo à criatividade, interação social ampliada e personalização da aprendizagem. Por outro lado, é necessário lidar com questões como o uso excessivo das telas, a distração, a falta de habilidades socioemocionais e a necessidade de orientação e mediação adequadas por parte dos educadores. A conclusão deste trabalho ressalta a importância de uma abordagem equilibrada e consciente no uso da tecnologia na formação educacional dos jovens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Elias Ferreira da Costa, Monique Bolonha das Neves Meroto, Rebeca Maria de Oliveira, Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Viviane Aparecida Damian Beck
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.