CONTRIBUIÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CONTEXTO EDUCATIVO

Autores

  • Fabiana Fagundes Barros Gomes Must University, Estados Unidos
  • Allysson Barbosa Fernandes Must University, Estados Unidos
  • Ferdinando Sampaio Rios Must University, Estados Unidos
  • Marcos Vinícius Malheiros da Silva Must University, Estados Unidos
  • Mayara Talini Pereira Bohrer Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.152

Resumo

O avanço tecnológico ao longo do tempo fez com que novas perspectivas de replicação do comportamento humano fosse evidenciada e nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) emergiu nos dispositivos e recursos tecnológicos capazes de replicar algumas das ações e comportamentos humanos. Diante disso, o presente estudo visou destacar as contribuições da IA no contexto educativo, principalmente ao se considerar a necessidade de personalização dos conteúdos de acordo com a necessidades, não apenas individuais, quanto coletivas. A temática é importante ao se considerar que a cada dia os recursos tecnológicos baseados nos princípios da IA podem tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo ao aluno, uma vez que os aparatos, a partir de sua programação, conseguem intuir qual o perfil que deve ser contemplado. Para a efetivação do estudo, optou-se pela pesquisa bibliográfica, sendo ela materializada a partir de textos contidos nos repositórios, tais como Google Acadêmico e SciELO. Não obstante, ressalta-se que dentre os resultados obtidos, evidencia-se que a IA apresenta uma série de vantagens, principalmente em relação à individualização dos processos. Como desafio e ao mesmo tempo, uma desvantagem, se encontram os altos custos de sua implantação, sobretudo nos sistemas públicos de ensino.

Biografia do Autor

Fabiana Fagundes Barros Gomes, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Biologia pela UEG, Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Química Quantitativa e Pós-graduada em Gestão e Organização da Escola com Ênfase em Direção Escolar pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Atuo como Gestora e administradora do Centro Educacional Presbiteriano Margarida Pittman- Sistema de Ensino Mackenzie e como professora de Química e Biologia da rede pública estadual de Goiás.

Allysson Barbosa Fernandes, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração e graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário Ateneu. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Focus. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Tutor de Ensino a Distância da Faculdade Ari de Sá.

Ferdinando Sampaio Rios, Must University, Estados Unidos

Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará, com pós-graduação em gestão escolar integrada e práticas pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes, e Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Exerce, no momento, a função de Diretor Escolar na Escola de Ensino Médio Alice Moreira de Oliveira, município de Caucaia, no estado do Ceará.

Marcos Vinícius Malheiros da Silva, Must University, Estados Unidos

Licenciado e Bacharel em Letras pela UNIDERP. Especialista em Tendências Contemporâneas do Ensino de Língua Inglesa pela UNIDERP. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Mayara Talini Pereira Bohrer, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia pela UNIVALI. Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Facel Faculdades. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

07-08-2023

Como Citar

Gomes, F. F. B., Fernandes, A. B., Rios, F. S., Silva, M. V. M. da, & Bohrer, M. T. P. (2023). CONTRIBUIÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CONTEXTO EDUCATIVO. Revista Ilustração, 4(2), 37–46. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.152