BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O CURRÍCULO BRASILEIRO NA ATUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.151Resumo
Este artigo analisa as relações entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o currículo brasileiro atual, considerando o contexto de internacionalização do currículo e as influências das novas tecnologias da informação e comunicação. O objetivo geral do estudo é compreender as intenções por trás da implementação da BNCC e identificar os impactos reais que esse novo currículo trará para a educação. Os objetivos específicos incluem apresentar as concepções atuais de currículo, descrever as características e o processo de construção da BNCC, e identificar as potencialidades e desafios da relação entre a BNCC e o currículo brasileiro no cenário contemporâneo. O método utilizado envolveu revisão bibliográfica sobre currículo e pesquisa documental sobre a BNCC. O trabalho é dividido em dois capítulos, abordando as fundamentações teóricas sobre currículo e a apresentação da BNCC e sua relação com o currículo brasileiro atual. As considerações finais destacam a importância de compreender o currículo como uma construção social e instrumento de intencionalidades, ressaltando os potenciais e desafios da BNCC em relação aos interesses democráticos, diversidade e ensino de qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Elias Ferreira da Costa, Monique Bolonha das Neves Meroto, Rebeca Maria de Oliveira, Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Vera Aparecida Teixeira da Cruz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.