BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O CURRÍCULO BRASILEIRO NA ATUALIDADE

Autores

  • Daniel Bruno Anunciação Nobre Must University, Estados Unidos
  • Filomena Alves Pereira Must University, Estados Unidos
  • Luciana Lopes Araújo Capilupe Must University, Estados Unidos
  • Rodrigo Alexander de Magalhães Silva Must University, Estados Unidos
  • Sebastião Lopes da Silva Júnior Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.151

Resumo

Este artigo analisa as relações entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o currículo brasileiro atual, considerando o contexto de internacionalização do currículo e as influências das novas tecnologias da informação e comunicação. O objetivo geral do estudo é compreender as intenções por trás da implementação da BNCC e identificar os impactos reais que esse novo currículo trará para a educação. Os objetivos específicos incluem apresentar as concepções atuais de currículo, descrever as características e o processo de construção da BNCC, e identificar as potencialidades e desafios da relação entre a BNCC e o currículo brasileiro no cenário contemporâneo. O método utilizado envolveu revisão bibliográfica sobre currículo e pesquisa documental sobre a BNCC. O trabalho é dividido em dois capítulos, abordando as fundamentações teóricas sobre currículo e a apresentação da BNCC e sua relação com o currículo brasileiro atual. As considerações finais destacam a importância de compreender o currículo como uma construção social e instrumento de intencionalidades, ressaltando os potenciais e desafios da BNCC em relação aos interesses democráticos, diversidade e ensino de qualidade.

Biografia do Autor

Daniel Bruno Anunciação Nobre, Must University, Estados Unidos

 Licenciatura em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica. Institucional e Hospitalar (FACCEBA, 2010), Especialização em Educação Especial e Inclusiva (UNIASSELVI, 2013), Especialista em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional (CAIRU, 2013),  Especialização em em Psicanálise Clínica(CAIRU, 2017), e Especializando em Desenvolvimento Mobile(FAPRO, 2023-). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Filomena Alves Pereira, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Especialistas em Psicopedagógico pelo Instituto Superior de Educação Programos (ISEPRO), Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University-Florida). 

Luciana Lopes Araújo Capilupe, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário IESB, Pós Graduada em Psicopedagogia institucional e clínica pela FAVENI, Especialista em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do CEAD/UFPI pela Secretaria de Educação Básica/MEC  e Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação na Must University ( Flórida-USA).

Rodrigo Alexander de Magalhães Silva, Must University, Estados Unidos

Graduado em Filosofia, Licenciatura Plena, pelo Instituto de Ensino Superior do Centro-Oeste (IESCO) em 2005, Pós-graduado em Filosofia Política pelo Instituto IMP de Ensino Superior em 2013, Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University-Flórida) e Professor efetivo da Secretária de Educação do Distrito Federal desde 14/09/2010. 

Sebastião Lopes da Silva Júnior, Must University, Estados Unidos

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás- ESEFEGO atual UEG(1997). Pós graduado em Administração Educacional pela Universidade Salgado Oliveira – UNIVERSO(1998). Pós graduado em Docência Universitária pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns(2010). Pós Graduado em E J A – Educação de Jovens e Adultos na Faculdade Iguaçu(2022). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação na Must Univerity ( Flórida-USA).

Publicado

07-08-2023

Como Citar

Nobre, D. B. A., Pereira, F. A., Capilupe, L. L. A., Silva, R. A. de M., & Silva Júnior, S. L. da. (2023). BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O CURRÍCULO BRASILEIRO NA ATUALIDADE. Revista Ilustração, 4(2), 29–36. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.151