INTELIGÊNCIA ARTIFICAL

SUAS VANTAGENS E LIMITES EM CURSOS À DISTÂNCIA

Autores

  • Ana Maria Lemes Coelho Must University, Estados Unidos
  • Heloisa Ferreira da Silva Must University, Estados Unidos
  • Lucinéia Ayres Coutinho da Silva Must University, Estados Unidos
  • Márcia Elisa Andrade Must University, Estados Unidos
  • Roberto Gleydson da Silva Rodrigues Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.150

Resumo

Este trabalho objetivou analisar como se dá a inserção de Inteligência Artificial em cursos a distância, tentando ainda entender quais as vantagens de tal uso para o beneficiamento do processo de ensino e aprendizagem, além também de compreender quais os limites que podem incorrer nessa relação entre Inteligência Artificial e ensino a distância. A Inteligência artificial, assim como as outras tecnologias, fazem parte do nosso cotidiano e as utilizamos de diversas formas, seja para marcar uma consulta via WhatsApp, ou para assistir a uma aula online. A IA, por exemplo, está presente nos aplicativos que utilizam comando de voz ou que fazem automaticamente correção ortográfica nas mensagens que escrevemos no celular. Desse modo, cabe investigar como o uso de tais tecnologias podem ser aproveitado em cursos a distância. Para isso, a metodologia usada foi uma pesquisa bibliográfica. A análise de artigos científicos permitiu entender melhor como a IA funciona e seu uso na educação a distância, principalmente as possibilidades de desenvolver aprendizagem personalizada, melhorando a navegação dos estudantes e consequentemente facilitando seu acesso aos conteúdos do curso.

Biografia do Autor

Ana Maria Lemes Coelho, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia - PUC-Goiás. Pós-graduada em Informática Educativa - PUC-Goiás. Pós-graduada em Formação do Grupo de Multiplicadores da Cultura Gerencial-FGV. Pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino - Universo. Pós-graduada em Educação Especial na Perspectiva do AEE – ICG. Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada para Transtorno Espectro do Autismo. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Heloisa Ferreira da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC Goiás. Especialização em Planejamento Educacional e Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira - Universo. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Lucinéia Ayres Coutinho da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Faculdade DOCTUM de Serra; Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional  pela Universidade Iguaçu (UNIG), Pós-graduada em Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais e na EJA pelo Instituto Superior de Educação e Cultura "Ulysses Boyd" (ISECUB), Pós-graduada em Libras - Língua Brasileira de Sinais pelo Centro Universitário de Araras (UNAR), Graduanda em Letras-Inglês pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Márcia Elisa Andrade, Must University, Estados Unidos

Graduada no curso de Licenciatura plena em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns-Go, Pós-graduada em Tecnologias em Educação pela PUC-Rio de Janeiro, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University,

Roberto Gleydson da Silva Rodrigues, Must University, Estados Unidos

Graduado no curso de Licenciatura plena em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, Uece; Pós-graduado em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Pós-graduado em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira, Universo.

Publicado

07-08-2023

Como Citar

Coelho, A. M. L., Silva, H. F. da, Silva, L. A. C. da, Andrade, M. E., & Rodrigues, R. G. da S. (2023). INTELIGÊNCIA ARTIFICAL: SUAS VANTAGENS E LIMITES EM CURSOS À DISTÂNCIA. Revista Ilustração, 4(2), 23–27. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.150