SALA DE AULA INVERTIDA

O QUE É E QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA A EDUCAÇÃO ATUAL?

Autores

  • Márcio Santana Magalhães Must University, Estados Unidos
  • Domingos Sávio dos Santos Must University, Estados Unidos
  • Fernanda Correa Must University, Estados Unidos
  • Lindalva Mendonça de Figueirôa Must University, Estados Unidos
  • Renata Fermino Ferrari Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.149

Resumo

O ensino mediado por metodologias ativas está se tornando cada vez mais útil e necessário nas instituições de ensino no Brasil. Dessa forma, este artigo tem como objetivo discutir sobre as metodologias ativas, utilizado o conceito de sala de aula invertida (ou Flipped Classroom) para o desenvolvimento do tema. Para tanto, foi realizada uma busca nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo, utilizando os termos “metodologia ativa”, “sala de aula invertida” e “tecnologias na educação”, no período de março a abril de 2023, sem filtro para ano de publicação ou idioma. A sala de aula invertida apresenta como principal característica o acesso por parte do aluno ao conteúdo/conhecimento a ser desenvolvido, em um momento pré-aula. Isso permite que o momento da sala de aula seja utilizado para esclarecimento de dúvidas e aprofundamento do conhecimento em atividades práticas, permitindo assim uma melhor utilização do tempo e espaço em sala. Dessa forma, os resultados educacionais podem ser significativamente mais promissores do que os do método de ensino convencional, com maior compreensão dos alunos, melhor aproveitamento em avaliações, desenvolvimento de pensamento crítico e maior autonomia. Por outro lado, é necessário que os alunos e os professores estejam dispostos a ressignificar a forma de ensino e de aprendizagem pautados na transmissão de conteúdo, uma vez que pontos negativos também foram ressaltados, como aumento da carga horária de estudo prévio e dificuldades em adaptação à nova metodologia.

Biografia do Autor

Márcio Santana Magalhães, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Educação Física pela Claretiano Centro Universitário. Licenciado em Educação Física pela Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Especialista em Treinamento Funcional, Supervisão Escolar e Coordenação Pedagógica, Gestão Esportiva com Ênfase em Psicomotricidade e Inclusão, Educação Física Adaptada a Inclusão, Educação Infantil Jogos Brinquedos e Recreação, Metodologia em Educação Física e Esporte, em Formação do Profissional em Apoio a Alunos com Autismo. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Domingos Sávio dos Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Educação Física pela Universidade de Uberaba (Uniube) Licenciado em Educação Física pela Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Fernanda Correa, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Guilherme Guimbala, Especialista em Educação infantil e Séries Iniciais (Faculdade Dom Alberto), Especialista em Gestão Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar (Faculdade Unina), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Lindalva Mendonça de Figueirôa, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Letras pela AEB - FABEJA (Autarquia Educacional do Bejo Jardim). Especialista em Ensino da Língua Portuguesa pela FAFICA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru). Mestrando e. Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST UNIVERSITY.

Renata Fermino Ferrari, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Sistema de Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Associada Brasil, Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela HSM, Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

07-08-2023

Como Citar

Magalhães, M. S., Santos, D. S. dos, Correa, F., Figueirôa, L. M. de, & Ferrari, R. F. (2023). SALA DE AULA INVERTIDA: O QUE É E QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA A EDUCAÇÃO ATUAL? . Revista Ilustração, 4(2), 15–22. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.149