SALA DE AULA INVERTIDA
O QUE É E QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA A EDUCAÇÃO ATUAL?
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.149Resumo
O ensino mediado por metodologias ativas está se tornando cada vez mais útil e necessário nas instituições de ensino no Brasil. Dessa forma, este artigo tem como objetivo discutir sobre as metodologias ativas, utilizado o conceito de sala de aula invertida (ou Flipped Classroom) para o desenvolvimento do tema. Para tanto, foi realizada uma busca nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo, utilizando os termos “metodologia ativa”, “sala de aula invertida” e “tecnologias na educação”, no período de março a abril de 2023, sem filtro para ano de publicação ou idioma. A sala de aula invertida apresenta como principal característica o acesso por parte do aluno ao conteúdo/conhecimento a ser desenvolvido, em um momento pré-aula. Isso permite que o momento da sala de aula seja utilizado para esclarecimento de dúvidas e aprofundamento do conhecimento em atividades práticas, permitindo assim uma melhor utilização do tempo e espaço em sala. Dessa forma, os resultados educacionais podem ser significativamente mais promissores do que os do método de ensino convencional, com maior compreensão dos alunos, melhor aproveitamento em avaliações, desenvolvimento de pensamento crítico e maior autonomia. Por outro lado, é necessário que os alunos e os professores estejam dispostos a ressignificar a forma de ensino e de aprendizagem pautados na transmissão de conteúdo, uma vez que pontos negativos também foram ressaltados, como aumento da carga horária de estudo prévio e dificuldades em adaptação à nova metodologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Márcio Santana Magalhães, Domingos Sávio dos Santos, Fernanda Correa, Lindalva Mendonça de Figueirôa, Renata Fermino Ferrari
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.