A METODOLOGIA ATIVA, A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E SALA DE AULA INVERTIDA

Autores

  • Daiana Cristina Parreira Must University, Estados Unidos
  • Ayrla Morganna Rodrigues Barros Must University, Estados Unidos
  • Domingos Sávio dos Santos Must University, Estados Unidos
  • Janmes Wilker Mendes Costa Must University, Estados Unidos
  • Raimundo Sampaio Sales Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.148

Resumo

Esse estudo tem como objetivo discutir sobre as novas metodologias de ensino, a aprendizagem significativa, bem como a sala de aula invertida e sua relevância para o ensino aprendizagem. As metodologias ativas tem como papel fundamental proporcionar ao aluno uma experiência de aprendizagem que o direciona para a autonomia do conhecimento construído através de sua vivencia e de seu protagonismo frente sua própria aprendizagem, tornando-a significativa e prazerosa. A sala de aula invertida proporciona ao estudante estudar previamente os conteúdos que serão discutidos nas aulas subsequentes, levando o aluno já estabelecer as conexões e elencar dúvidas a fim de chegar a resoluções de problemas e pôr em prática o aprendizado adquirido. Diante disso, buscamos confrontar ideias de vários estudiosos renomados no assunto e promover um alinhamento de ideias sobre essa temática. Logo, chegamos ao entendimento de que a aprendizagem significativa deve promover aos alunos experiências concretas, para isso as metodologias ativas como a sala de aula invertida permite ao estudante a experimentação, oportuniza elencar a problemática, tirar dúvidas, discutir resoluções de problemas e ainda possibilita também a aprendizagem colaborativa.

Biografia do Autor

Daiana Cristina Parreira, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena. Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa com Habilitação em Educação Inclusiva. Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Ayrla Morganna Rodrigues Barros, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes ( UCAM). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Domingos Sávio dos Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Educação Física pela Universidade de Uberaba (Uniube). Licenciado em Educação Física pela Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Janmes Wilker Mendes Costa, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Letras Inglês pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Raimundo Sampaio Sales, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Letras e Artes pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

07-08-2023

Como Citar

Parreira, D. C., Barros, A. M. R., Santos, D. S. dos, Costa, J. W. M., & Sales, R. S. (2023). A METODOLOGIA ATIVA, A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E SALA DE AULA INVERTIDA. Revista Ilustração, 4(2), 9–14. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.148