A APRENDIZAGEM AUTOGERIDA NOS CURSOS ON-LINE COM AJUDA DO DESIGN INSTRUCIONAL

Autores

  • Fábio Feitosa Rodrigues Must University, Estados Unidos
  • Flaviani Costa dos Santos Pullen Must University, Estados Unidos
  • Lindalva Mendonça de Figueirôa Must University, Estados Unidos
  • Márcio Santana Magalhães Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.147

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o aprendizado autogerido com ajuda do design instrucional e mostrar a importância do profissional de design instrucional que faz a diferença no desenho de uma estrutura de um curso levando o aluno a uma autonomia de estudo e pesquisa se enquadrando ao estudante do século XXI. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica com autores da área de educação e tecnologia. Nos capítulos do artigo indicarei os benefícios da aprendizagem autogerida como também suas vantagens e desvantagens para o processo da aprendizagem. Em seguida vemos a importância do design instrucional na preparação do curso e o desafio de trazer o estudante ao estudo com várias estratégias e modelos de aplicação na plataforma de aprendizagem e na sequência mostrarei minha experiencia como aluno de cursos com aprendizagem autogerida e que me trouxe vários benefícios na minha vida profissional como a autonomia e disciplina nos estudos. A conclusão dessa análise é que os cursos on-line nos possibilitam vários benefícios e esse será o futuro.

Biografia do Autor

Fábio Feitosa Rodrigues, Must University, Estados Unidos

Graduação em pedagogia pela UEVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú). Especialização em gestão e coordenação escolar pela FVJ (Faculdade Vale do Jaguaribe); Pós-graduando em Docência do Ensino Superior pela Faveni. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Flaviani Costa dos Santos Pullen, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Capixaba da Serra (MULTIVIX); Especialista em Gestão Educacional Integrada e Educação Especial pela Faculdade de Vitória; Graduanda em Artes Visuais pela Faveni. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Lindalva Mendonça de Figueirôa, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras. Especialista em Ensino da Língua Portuguesa. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Márcio Santana Magalhães, Must University, Estados Unidos

Graduado em Educação Física pela Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Bacharel em Educação Física pelo Claretiano - Centro Universitário. Pós Graduação em Treinamento Funcional (2015); Pós Graduação em Supervisão Escolar e Coordenação Pedagógica (2017); Pós Graduação em Gestão Esportiva Ênfase em Psicomotricidade e Inclusão (2017); Pós-Graduação em Educação Física adaptada a inclusão (2023). Pós Graduação em Educação Infantil, jogos, brinquedos e recreação (2023); Pós Graduação em Metodologia em Educação Física e esporte (2023). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Graduada em Administração pela Faculdade São Geraldo em 2015; Licenciatura em Matemática pela Uniube Universidade Uberaba em 2022. Licenciatura em Pedagogia pela Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" em 2022; Graduando em Engenharia de Produção, pela Uniube Universidade Uberaba. Graduando em Letras pelo IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, pelo  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes em 2023; Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão, pela UNAR  Centro  Universitário de Araras Dr Edmundo Ulson em 2022;Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física , pela UNAR  Centro  Universitário de Araras Dr Edmundo Ulson em 2022; Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática, pelo CESV Centro de Ensino Superior de Vitória em 2017; Especialização em Educação Especial e Inclusiva, pelo CESV Centro de Ensino Superior de Vitória em 2017; Especialização em Educação de Jovens e Adultos, pela FV Faculdade de  Vitória em 2017; Especialização em Artes na Educação  , pela FV Faculdade de  Vitória em 2017. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

07-08-2023

Como Citar

Rodrigues, F. F., Pullen, F. C. dos S., Figueirôa, L. M. de, Magalhães, M. S., & Santos, S. M. A. V. (2023). A APRENDIZAGEM AUTOGERIDA NOS CURSOS ON-LINE COM AJUDA DO DESIGN INSTRUCIONAL. Revista Ilustração, 4(2), 3–7. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.147