CAMINHOS PARA EVITAR A PERPETUAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: CASO BETZABETH MIGUELINA

Autores

  • Ana Flávia de Andrade Brasil Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil
  • Lauro Antonio de Lucena Ramos Epifanio Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil
  • Douglas Verbicaro Soares Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9242-9124

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i2.142

Resumo

O presente artigo científico tem como escopo a realização de uma análise multidisciplinar acerca da questão da violência contra a mulher por razões de gênero no contexto brasileiro, a partir de estudo de caso cuja ocorrência se deu em Roraima. Para tanto, fora analisada a aplicabilidade da Lei do Feminicídio enquanto fundamento do Processo nº 0820118-88.2018.8.23.0010 TJRR, Ação Penal de Competência do Júri que constitui a base concreta do estudo em tela. Ainda, a pesquisa exploratória também sustenta-se por intermédio de consulta doutrinária e legislativa, além da utilização de outros materiais de cunho científico. Posto isso, a partir da metodologia qualitativa mediante estudo de caso, a investigação científica alcançou o seu propósito ao observar a forma como a Lei nº 13.104/2015 é aplicada no âmbito concreto, constatando-se que o ordenamento jurídico recorre ao agravamento de penas como medida para conter a violência contra a mulher no Brasil. No entanto, evidencia-se que há um caminho longo a ser percorrido para evitar a perpetuação da violência, tarefa que parte da atuação severa do Poder Público em relação aos crimes cometidos contra a mulher, tomando medidas que vão além da esfera legislativa.

Biografia do Autor

Ana Flávia de Andrade Brasil, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Direito da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Lauro Antonio de Lucena Ramos Epifanio, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Acadêmico do Curso de Bacharelado em Direito da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Douglas Verbicaro Soares, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Doutor em Pasado y Presente de los Derechos Humanos e Mestre em Estudios Interdisciplinares de Género en la Especialidad Jurídica, ambos pela Universidade de Salamanca (USAL/Espanha). Integra como pesquisador os grupos de pesquisas (CNPq): Núcleo de Estudos e Pesquisas Ovelário Tames/NEPOT (UFRR); Consumo e Cidadania (UFPA); Consumo Responsável e Globalização Econômica (CESUPA). Atua como Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica e Direitos Humanos - NPJDH na Universidade Federal de Roraima, do Curso de Doutorado em Direito – Dinter UERJ/UFRR e, também, do Laboratório de Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade da UFRR. É professor do magistério superior no Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Fronteiras – UFRR.

Publicado

29-01-2024

Como Citar

Brasil, A. F. de A., Epifanio, L. A. de L. R., & Verbicaro Soares, D. (2024). CAMINHOS PARA EVITAR A PERPETUAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: CASO BETZABETH MIGUELINA. Revista Ilustração, 5(2), 3–19. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i2.142

Edição

Seção

Artigos Científicos