OMITIR É ESQUECER: O ATUAL SILENCIAMENTO DA POLÔNIA SOBRE FATOS HISTÓRICOS DO HOLOCAUSTO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v3i3.139Resumo
O presente artigo tem como objetivo o estudo de um caso ocorrido em fevereiro deste ano, em que órgãos ultranacionalistas e ligados ao governo da Polônia apoiaram a censura de parte de um ensaio sobre a participação de poloneses na caça e extermínio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, entende-se que os meios utilizados contra historiadores do Holocausto na Polônia vão em desencontro à ética e aos valores morais, pois jogam às sombras fatos históricos que não podem ser reescritos. Nesse sentido, o trabalho alerta para a necessidade de visibilização da história para coibir a reincidência de práticas discriminatórias na atualidade, em especial frente ao avanço de clamores extremistas e excludentes de certos grupos pelo mundo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Arielly Né de Almeida, Carlos Eduardo Silva do Nascimento, Victor Luccas Maffei Costa, Douglas Verbicaro Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.