GESTÃO ESCOLAR: DIFICULDADES E DESAFIOS NO OFERECIMENTO DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA
GESTÃO ESCOLAR: DIFICULDADES E DESAFIOS NO OFERECIMENTO DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v3i3.138Resumo
O presente trabalho traz como objetivo uma reflexão quanto à viabilidade e efetividade da educação mediada por tecnologia para as crianças e adolescentes inseridas numa instituição municipal de ensino fundamental do município de Serra Preta - Bahia. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, sob natureza descritiva, utilizando-se de instrumentos de pesquisas bibliográfica e documental. A partir da realidade pela qual o Brasil está passando provocada pela Covid-19, doença contagiosa causada pelo coronavírus, fez surgir a necessidade de ações inovadoras e flexíveis por parte da gestão escolar no intuito de garantir a acessibilidade e qualidade da educação prestada, já que tal situação tem obrigado as pessoas a ficarem em isolamento social. E é nesse cenário complexo e em alguns momentos caóticos, que muitas preocupações despontam, principalmente quanto à inclusão das tecnologias como ferramenta de substituição às aulas presenciais, como ação emergencial, o denominado ensino remoto. Tal apreensão, se dar em razão da heterogeneidade das realidades dos alunos envolvidos. Nessa linha, busca-se evitar, por exemplo, uma análise “fria” das propostas sobre ensino remoto, que, em geral, se concentram em comparar “aulas online” com “aulas presenciais”, enquanto que, no contexto atual, a questão é, sobretudo, uma discussão entre “qualidade e acessibilidade às aulas online” e a “não realização de aulas”, ou seja, o que seria menos impactante para os discentes. Nesse sentido, os autores sugerem que a não realização das aulas, sob o argumento de que não é possível chegar a todos com homogeneidade, poderá acentuar as desigualdades resultantes dessa situação de excepcionalidade.
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Copyright (c) 2022 Luciano da Silva Cruz, Caroline Tourinho Matos, Lídia Boaventura Pimenta
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