O PROFESSOR COMO MEDIADOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Odair Ledo Neves Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil
  • Romário Pereira de Carvalho Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Candeias, BA, Brasil
  • Jean Carlos Ferreira Dourado Secretaria Municipal de Educação de Serra do Ramalho, Serra do Ramalho, BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v3i3.127

Resumo

Este artigo tem como objetivo tecer algumas reflexões sobre o papel do professor como mediador do processo de ensino aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, faz socializações que trazem a EJA como modalidade de tensões e reflexões dentro da educação, frisando o papel do professor e abordando a teoria libertadora de Paulo Freire, que enfatiza o sujeito da EJA como sujeito alfabetizado e crítico da realidade social. Assim, fizemos uso da pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Para o embasamento teórico, fizemos uso das obras cientificas de, Freire (2004), Moreira (2014), Paiva (1973), Gadotti, (2008) entre outros. Por fim, trás reflexões acerca do processo de ensino/aprendizagem, respeitando os saberes dos estudantes, além disso, tecendo provocações para que as aulas sejam libertadoras, pois, o ensino e aprendizagem na EJA devem acontecer de forma crítica e reflexiva.

Biografia do Autor

Odair Ledo Neves, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Doutorando em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais e Educação do Campo e da cidade – GEPEMDECC. Professor da rede municipal de ensino de Serra do Ramalho-BA.

Romário Pereira de Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Candeias, BA, Brasil

Mestrando em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal Baiano (IFBAIANO). Membro do Grupo de Estudos Etnicidades, Relações Raciais. Professor da rede municipal de ensino de Ruy Barbosa.

Jean Carlos Ferreira Dourado, Secretaria Municipal de Educação de Serra do Ramalho, Serra do Ramalho, BA, Brasil

Pedagogo pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Professor da rede municipal de ensino de Serra do Ramalho-BA.

Publicado

11-06-2022

Como Citar

Neves, O. L., Carvalho, R. P. de ., & Dourado, J. C. F. . (2022). O PROFESSOR COMO MEDIADOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Ilustração, 3(3), 81–86. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v3i3.127

Edição

Seção

Artigos Científicos