O PROFESSOR COMO MEDIADOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Odair Ledo Neves Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil
  • Romário Pereira de Carvalho Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Candeias, BA, Brasil
  • Jean Carlos Ferreira Dourado Secretaria Municipal de Educação de Serra do Ramalho, Serra do Ramalho, BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v3i3.127

Resumo

Este artigo tem como objetivo tecer algumas reflexões sobre o papel do professor como mediador do processo de ensino aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, faz socializações que trazem a EJA como modalidade de tensões e reflexões dentro da educação, frisando o papel do professor e abordando a teoria libertadora de Paulo Freire, que enfatiza o sujeito da EJA como sujeito alfabetizado e crítico da realidade social. Assim, fizemos uso da pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Para o embasamento teórico, fizemos uso das obras cientificas de, Freire (2004), Moreira (2014), Paiva (1973), Gadotti, (2008) entre outros. Por fim, trás reflexões acerca do processo de ensino/aprendizagem, respeitando os saberes dos estudantes, além disso, tecendo provocações para que as aulas sejam libertadoras, pois, o ensino e aprendizagem na EJA devem acontecer de forma crítica e reflexiva.

Publicado

06-08-2022

Como Citar

Neves, O. L., Carvalho, R. P. de, & Dourado, J. C. F. (2022). O PROFESSOR COMO MEDIADOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Ilustração, 3(3), 81–86. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v3i3.127

Edição

Seção

Artigos Científicos