A PANDEMIA DESVELANDO O PRINCÍPIO DEMOCRATIZANTE DO ENSINO
ACESSO E QUALIDADE PARA QUEM?
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i1.12Palavras-chave:
Pandemia, Democratização do Ensino, Acesso e QualidadeResumo
A pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19 tem causado um impacto profundo em nosso modo de viver e organizar a sociedade. De modo particular afetou em cheio a educação, segmento que sofrerá as consequências a longo prazo, pois está interligada com o todo da sociedade, seja pelo contato social alunos-família-professores, seja pelo investimento que será reduzido e, ainda, pela falta de intenções de refletir sobre a nossa organização educacional, seu papel, seu sentido e horizontes a serem alcançados. Propõe-se aqui não uma nova forma de educar em tempos de pandemia, mas o que ela provoca reflexivamente em nós sobre o estado atual da educação. Assim, antes de apressar-se em ferramentas e estratégias para voltar a uma espécie de normalidade nas atividades educacionais, compreendemos que é preciso olhar para as necessidades, o lugar e perspectivas da educação brasileira. Neste sentido, este estudo propõe analisar as possíveis consequências pós-pandemia, frente à precarização no acesso ao conhecimento, por estudantes de três instituições de ensino. As discussões teóricas estão apoiadas nos referenciais de Arendt, Libâneo, Rohden, Sacristán, Santos, Savater, Saviani e Duarte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Adriana Aparecida de Almeida Marcolin, Adair Adams, Rogério Ferraz de Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.