UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA O ESTUDO DA REVOLUÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO CONTO AS ESTRELAS DA OBRA VIAGEM AO CÉU DE MONTEIRO LOBATO

Autores

  • Michel Corci Batista Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, PR, Brasil
  • Taisy Fernandes Vieira Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Curitiba, PR, Brasil
  • Camila Muniz Oliveira Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v3i3.115

Resumo

Nosso trabalho tem por intenção apresentar a História e Filosofia da Ciência de maneira interdisciplinar a partir do recorte da revolução científica tendo como elemento motivador o conto as estrelas do livro viagem ao céu de Monteiro Lobato. Entendemos que a utilização da literatura no ensino das ciências, pode, pela sua ludicidade, representar uma possibilidade real de romper com o ensino tradicional. A literatura pode ser considerada um “motor” poderoso para despertar a curiosidade do aluno pela história ciência e proporcionar ao professor um trabalho interdisciplinar a fim de se discutir Astronomia, História, Filosofia e Ciência. Este conto é constituído por um diálogo entre Dona Benta, Pedrinho, Narizinho e Emília. Diálogo que permite ao professor discutir assuntos como, Idade Média, Reforma Religiosa, Modelos de Mundo, Revolução Científica entre outros. Nosso trabalho estrutura-se na pesquisa qualitativa do tipo descritiva-interpretativa. Por meio da análise da obra é possível perceber, a partir das metáforas utilizadas por Dona Benta, o papel dos cientistas durante a idade média; é possível ainda compreender a revolução científica, também conhecida como revolução copernicana.

Biografia do Autor

Taisy Fernandes Vieira, Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

É aluna do Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá, Mestre no Ensino de Física pela UTFPR - Campus Campo Mourão (2020), tem formação em Física, Química e Ciências Biológicas. Desde 2007 trabalha como professora na Secretaria de Educação do Estado do Paraná - SEED.

Camila Muniz Oliveira, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Licenciada em Física pela Universidade Estadual de Maringá - Câmpus Regional de Goioerê (2019). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (2021). Atuou como monitora de Física e Matemática no Colégio Novo Mundo - Ensino Médio. Atualmente é professora de Física, Matemática e Robótica na rede básica de ensino. Membra do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais - CIENCIAR. Linhas de pesquisa: Ensino de Ciências, Representações Sociais e Tecnologias na Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: experimentação com materiais de baixo custo, História em Quadrinhos para o Ensino de Física, Astronomia e Literatura Infantil.

Publicado

04-05-2022

Como Citar

Batista, M. C., Vieira, T. F., & Oliveira, C. M. (2022). UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA O ESTUDO DA REVOLUÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO CONTO AS ESTRELAS DA OBRA VIAGEM AO CÉU DE MONTEIRO LOBATO. Revista Ilustração, 3(3), 21–31. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v3i3.115

Edição

Seção

Artigos Científicos