UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA O ESTUDO DA REVOLUÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO CONTO AS ESTRELAS DA OBRA VIAGEM AO CÉU DE MONTEIRO LOBATO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v3i3.115Resumo
Nosso trabalho tem por intenção apresentar a História e Filosofia da Ciência de maneira interdisciplinar a partir do recorte da revolução científica tendo como elemento motivador o conto as estrelas do livro viagem ao céu de Monteiro Lobato. Entendemos que a utilização da literatura no ensino das ciências, pode, pela sua ludicidade, representar uma possibilidade real de romper com o ensino tradicional. A literatura pode ser considerada um “motor” poderoso para despertar a curiosidade do aluno pela história ciência e proporcionar ao professor um trabalho interdisciplinar a fim de se discutir Astronomia, História, Filosofia e Ciência. Este conto é constituído por um diálogo entre Dona Benta, Pedrinho, Narizinho e Emília. Diálogo que permite ao professor discutir assuntos como, Idade Média, Reforma Religiosa, Modelos de Mundo, Revolução Científica entre outros. Nosso trabalho estrutura-se na pesquisa qualitativa do tipo descritiva-interpretativa. Por meio da análise da obra é possível perceber, a partir das metáforas utilizadas por Dona Benta, o papel dos cientistas durante a idade média; é possível ainda compreender a revolução científica, também conhecida como revolução copernicana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Michel Corci Batista, Taisy Fernandes Vieira, Camila Muniz Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.