Dossiê: Educação em Ciências e suas Interfaces com a Transdisciplinaridade

22-11-2021

Nos últimos anos, com a pandemia da Covid-19, notou-se um movimento de cunho contrário a ciência, evidenciando cada vez mais a necessidade de socialização das pesquisas nas diversas áreas do conhecimento, com especial destaque ao Ensino de Ciências. O Ensino de Ciências se apresenta como uma importante forma de formação crítica e emancipação social, favorecendo nas (con)vivências sociais e potencializando as premissas de uma formação cidadã. Nesse sentido, justifica-se a criação deste Dossiê, pautando a divulgação de práticas, ações e estudos teóricos acerca das questões sociocientíficas, suas epistemes e câmbios de conhecimentos na área da Educação em Ciências. Por meio de inquietações e provocações sobre a importância do Ensino de Ciências na atualidade, convidamos professores, pesquisadores e estudantes de graduação e Pós-Graduação a contribuírem com suas pesquisas, tendo como eixo balizador, o Ensino de Ciências e suas interfaces com a transdisciplinaridade. Diante disso, o presente Dossiê busca reunir artigos que discutam o Ensino de Ciências, inserindo questões sociais, políticas, econômicas, ambientais e culturais.

Organizadores: Dieison Prestes da Silveira (Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná - UFPR); Joselia Cristina Siqueira da Silva (Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná - UFPR) e Rodrigo da Vitória Gomes (Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná - UFPR).

Outras informações: Os artigos devem ser submetidos até 14/01/2022, conforme diretrizes e normas constadas no endereço eletrônico da Revista Ilustração na página Diretrizes para autores (https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/about/submissions). Os autores terão que estar cientes que os artigos aceitos para publicação terão uma taxa de processamento de artigos (DOI e demais taxas de edição), no valor de R$ 60,00. Os artigos aceitos para publicação, após ajustes dos autores, serão publicados na até o final do mês de março do ano de 2022.