PENSAR A (IM)POSSIBILIDADE DA ESPECIFICIDADE DA ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i1.9

Palavras-chave:

Críticas. Escola. Pandemia. Reformas.

Resumo

O presente escrito examina a (im) possibilidade de se pensar a especificidade da escola em tempos de pandemia. O estudo é conduzido a partir das teorizações de Masschlein e Simons (2017) e de outros potentes interlocutores, situando-se o debate em torno do que pode ser considerado a especificidade da escola, principalmente em tempos que muitos endossam a própria condenação da escola. Num primeiro momento apresenta-se as demandas, reformas e acusações endereçadas à instituição escolar; detecta-se três demandas específicas na realidade brasileira, a saber, o movimento “Escola sem partido”, a reforma do “novo” Ensino Médio e a proposta do Homeschooling. Num segundo momento traz-se à luz elementos que orientam para uma espécie de defesa da especificidade da escola, ou seja, reflete-se sobre a escola face as acusações, críticas, demandas e reformas em pauta. Destarte, indagamos: o que merece ser preservado para que a escola não deixe de ser escola e se torne obsoleta? Para que servem as escolas contemporaneamente? Por que devem (ainda) ser mantidas?

Biografia do Autor

Jenerton Arlan Schütz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUI - Bolsista Integral CAPES), Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI - Bolsista CAPES ), Especialista em Metodologia de Ensino de História (Uniasselvi), Licenciado em História e Sociologia (Uniasselvi) e Licenciado em Pedagogia (Faculdade Campos Elíseos). Atuou como Professor de História e Sociologia no Estado de Santa Catarina (2012-2017). Possui experiência de docência no Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA. Atualmente é Professor de História na Rede Municipal de Ensino de Santo Ângelo/RS. 

Cláudia Fuchs, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Mestra em Educação nas Ciências (UNIJUI), Pós-Graduada em Gestão Escolar (UNIASSELVI), Graduada em Pedagogia (Centro Universitário FAI - Itapiranga/SC). Tem experiência na área de Educação, atualmente é docente na Rede Pública Municipal de Ensino de Ijuí/RS.

Publicado

30-11-2020

Como Citar

Schütz, J. A., & Fuchs, C. . (2020). PENSAR A (IM)POSSIBILIDADE DA ESPECIFICIDADE DA ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Ilustração, 1(1), 43–54. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i1.9

Edição

Seção

Artigos Científicos