INTERSECCIONALIDADE E MOVIMENTO FEMINISTA

UMA ANÁLISE ENTRE OS CONCEITOS DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE

Autores

  • Bibiana de Paiva Faculdade de Direito do Sul de Minas, Pouso Alegre, MG, Brasil
  • Larissa Faria de Souza Faculdade de Direito do Sul de Minas, Pouso Alegre, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v2i1.47

Palavras-chave:

Feminismo. Movimentos Feministas. Mulheres. Gênero. Interseccionalidade.

Resumo

Ao longo da história, mulheres brancas, negras e de classes diversas foram oprimidas de diferentes maneiras. Desse modo, é necessário compreender que o movimento feminista precisa abranger não apenas as questões de gênero, mas também de raça e classe, entre outras, pois o machismo não é a única opressão sofrida pelas mulheres. Diante disso, o trabalho tem como objetivo central fazer uma análise teórica do movimento feminista, da interseccionalidade e de como as opressões de gênero, raça e classe atravessam umas às outras na vida das mulheres. Para tanto, adota a metodologia da pesquisa bibliográfica, desenvolvendo estudo exploratório com base em material já elaborado. Traz como resultados que é preciso repensar e incluir intersecções como uma necessidade do movimento feminista.

Biografia do Autor

Bibiana de Paiva, Faculdade de Direito do Sul de Minas, Pouso Alegre, MG, Brasil

Mestranda em Direito, com ênfase em Constitucionalismo e Democracia, na Linha de Pesquisa Relações Sociais e Democracia, pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). Pós-Graduanda em Direito Internacional pela Escola Brasileira de Direito - EBRADI. Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. 

Larissa Faria de Souza, Faculdade de Direito do Sul de Minas, Pouso Alegre, MG, Brasil

Mestranda em Direito, com área de concentração em Constitucionalismo e Democracia, Bacharel em Direito e Pós Graduada em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito do Sul de Minas. Integrante de grupos de pesquisa do CNPq " Direito Internacional Crítico" e " Jurisdição e Democracia". Servidora na Procuradoria-Geral do Município de Pouso Alegre.

Publicado

29-01-2021

Como Citar

de Paiva, B., & Souza, L. F. de. (2021). INTERSECCIONALIDADE E MOVIMENTO FEMINISTA: UMA ANÁLISE ENTRE OS CONCEITOS DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE. Revista Ilustração, 2(1), 15–27. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v2i1.47

Edição

Seção

Artigos Científicos