DASEIN UND SORGE

NOÇÕES HEIDEGGERIANAS SOBRE A EXISTÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • João Francisco Cocaro Ribeiro Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v2i1.36

Resumo

O objetivo deste artigo é pensar o cenário pandêmico atual a partir dos conceitos fundamentais da filosofia de Heidegger. A angústia, bem como o medo são tonalidades afetivas que acontecem no fundo do ser-aí humano. A filosofia acontece sempre e a cada vez em uma tonalidade afetiva. Para tanto, carece-se do martelo da compreensão. Para a compreensão de conceitos metafísicos todo o leitor deve ser tomado pelo que eles (os conceitos) realmente compreendem. Todo e qualquer “ser tomado por” advém de tonalidades afetivas. O que este artigo procura demonstrar é a importância das tonalidades afetivas afloradas na pandemia de COVID-19. As perguntas que norteiam este estudo são: o que é angústia? O que é, afinal, o medo? Como se dá o cuidado do ser-aí? Talvez, ao final, reflexões e faíscas esperançosas possam ser alcançadas.

Biografia do Autor

João Francisco Cocaro Ribeiro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

 Graduando em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Santo Ângelo. Graduando em Teologia pela Faculdades EST. 

Publicado

29-01-2021

Como Citar

Cocaro Ribeiro, J. F. (2021). DASEIN UND SORGE: NOÇÕES HEIDEGGERIANAS SOBRE A EXISTÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Ilustração, 2(1), 29–36. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v2i1.36

Edição

Seção

Artigos Científicos