REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS ANTES E DEPOIS DA BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i3.32

Resumo

O artigo em questão parte do entendimento que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), último documento brasileiro de orientação curricular em vigência, promoveu um novo contexto educacional, desencadeando mudanças na educação básica e superior do país. O texto problematiza reflexões sobre as reformas curriculares das licenciaturas antes e depois da BNCC, em particular na área de línguas estrangeiras, e como essas alterações tendem a uma precarização da formação docente por atender meramente aos conteúdos e as competências prescritivas da BNCC. Além disso, o artigo discute como a ausência do debate sobre as concepções de linguagem na formação docente pode impactar o ensino de línguas estrangeiras na escola, tendo em vista o cenário monolíngue e de (anti)políticas evidenciado na realidade educacional brasileira (SILVA JÚNIOR; ERES FERNÁNDEZ, 2019). Espera-se com este breve debate promover novos sentidos sobre a importância de uma formação docente preocupada com a diversidade, os saberes locais e o caráter político da docência.

Biografia do Autor

Antonio Ferreira da Silva Júnior, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras (Português-Espanhol) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado e Doutorado em Letras Neolatinas pela UFRJ. Pós-Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL/PUCSP) e em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP). Atualmente, é Professor de Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Colégio de Aplicação e no Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Faculdade de Letras. Foi Supervisor do PIBID-Espanhol no CAp-UFRJ (2018-2020). Atuou como coordenador adjunto de Língua Estrangeira Moderna (Espanhol) do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Ensino Médio 2018 (Ministério da Educação). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Laboratório Interdisciplinar Latino-Americano (UFRJ-CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Espanhol (UNILA-CNPq). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Hispanistas - ABH (Gestão 2020-2022).

Publicado

30-12-2020

Como Citar

Silva Júnior, A. F. da. (2020). REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS ANTES E DEPOIS DA BNCC . Revista Ilustração, 1(3), 103–114. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i3.32

Edição

Seção

Artigos Científicos