A AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

PERCURSO HISTÓRICO DAS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS E SUA INFLUÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i3.26

Resumo

O presente estudo analisa o percurso histórico da Educação Física no Brasil, procurando compreender como as diferentes legislações definiram uma forma de avaliar o conhecimento na área. O enfoque se constitui a partir de um estudo bibliográfico e documental. Dedica-se a refletir e explicitar certos fundamentos epistemológicos que fundaram as linhas de ação e de constituição histórica da Educação Física no Brasil, os quais demarcaram certas condutas avaliativas que deveriam ser parte da cultura dos professores. Investe, de forma particular, na análise dos marcos legais, que vem produzindo a área, desde o projeto do Brasil República, até a última BNCC (2017), configurando um modo de entendimento de como vem se dando certa ruptura nos últimos 40 anos, com a questão da avaliação na escola. Esboça, com isso, algumas premissas, que encorajam aos educadores compreender que os movimentos renovadores da Educação Física são recentes e permitem novos horizontes críticos para as práticas avaliativas em relação ao saber-fazer (procedimental), ao saber-pensar (reflexivo) e ao saber-agir (atitudinal).

Biografia do Autor

Eder Ferrari, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Chapecó, SC, Brasil

Mestre em Educação Física pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) 2020; Especialista em Formação para o Ensino Superior; Linhas de pesquisa: Pedagogia da Educação Física e Atividade Física e Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Formado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2006), Treinador de Atletismo Nível I registro nº 933. Arbitro Nível B registro nº 2039. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, Atividade Física, Aptidão Física Relacionada à Saúde e Desempenho, Atletismo. É Professor efetivo de Educação Física no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IF-SC, campus Chapecó, desde 2010, onde ministra aulas no Ensino Médio Integrado e na Especialização em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional.

Sidinei Pithan da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), graduação em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2015), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Educação (2010) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor dos Cursos de Educação Física (EDF), de Medicina e do Mestrado e do Doutorado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ-RS. Atua como membro efetivo do Núcleo Docente Estruturante do Curso de EDF e do Curso de História. É coordenador do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e Coordenador do Mestrado Profissional em Educação Física - Unijuí-RS/Unesp/SP. 

Publicado

30-12-2020

Como Citar

Ferrari, E. ., & Silva, S. P. da . (2020). A AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL : PERCURSO HISTÓRICO DAS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS E SUA INFLUÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Ilustração, 1(3), 75–90. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i3.26

Edição

Seção

Artigos Científicos