A UTILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO COMO EXERCÍCIO DE SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Sabrina Staats Faculdade Meridional de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil
  • Fausto Santos de Morais Faculdade Meridional de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i2.15

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. Celeridade Processual. Duração Razoável do Processo. Sustentabilidade social.

Resumo

O trabalho discorre acerca da inserção da Inteligência Artificial no âmbito jurídico e a relação com a sustentabilidade social e jurídico-política, expressa por meio da celeridade processual. Diante disso, o problema de pesquisa do trabalho reside em saber como a utilização da IA no Judiciário pode ser considerado um exercício de sustentabilidade? Trabalhando com a hipótese de que o principal objetivo da utilização de IA no Judiciário é a duração razoável do processo, pela celeridade e eficiência, assim sendo uma forma de sustentabilidade social. O objetivo do trabalho é apresentar como a IA está sendo utilizada pelo Judiciário brasileiro e verificar se a celeridade e eficiência são formas de sustentabilidade social. A pesquisa foi realizada por meio do método dedutivo, com a técnica de pesquisa de revisão bibliográfica.

Biografia do Autor

Sabrina Staats, Faculdade Meridional de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil

Mestranda em Direito pela Faculdade Meridional de Passo Fundo. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Fausto Santos de Morais, Faculdade Meridional de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil.

Doutor e Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor da Escola de Direito da Faculdade Meridional de Passo Fundo.

Publicado

15-12-2020

Como Citar

Staats, S., & Morais, F. S. de. (2020). A UTILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO COMO EXERCÍCIO DE SUSTENTABILIDADE . Revista Ilustração, 1(2), 7–18. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i2.15

Edição

Seção

Artigos Científicos