OS IMPACTOS DAS FAKE NEWS RELIGIOSAS NA DEMOCRACIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i1.13

Resumo

Esta pesquisa possui como temática o fenômeno das fake news religiosas e seus impactos sobre o sistema democrático brasileiro. A pergunta central desta pesquisa como: quais os impactos das fake news de conteúdo religioso na democracia brasileira contemporânea? O objetivo central consiste em relacionar as influências das fake news religiosas com o sistema democrático do Brasil. A tese alcançada é que as fake news religiosas implicam em uma fragilização da democracia no sentido de que as decisões são embasadas por informações falsas que servem para alienar a população e garantir que, através de uma dominação ideológica, a manutenção dos interesses das elites, e isto remonta a um sistema aristocrático de fundo. Da mesma forma, percebe-se um retorno dos fundamentos religiosos para a tomada de decisão de governo, deixando em segundo plano os fundamentos do campo do direito, como os princípios constitucionais, garantias individuais e direitos humanos e, consequentemente, deixando em segundo plano fundamentos que tratam da proteção da vida e da dignidade humana. Quanto à metodologia, esta possui lógica dedutiva, com abordagem analítica e pesquisa em fontes indiretas. No que se refere a organização interna do trabalho, serão utilizados dois subtópicos no desenvolvimento da pesquisa, sendo que o primeiro analisa o fenômeno das fake news religiosas e o segundo relaciona suas influências sobre a democracia brasileira.

Biografia do Autor

Alana Taíse Castro Sartori, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Mestranda e bacharela em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, campus de Santo Ângelo. Bolsista CAPES, na modalidade PROSUC/TAXA.  Membro do grupo de pesquisa vinculado ao CNPq “Novos Direitos em Sociedades Complexas” e do Projeto de Pesquisa "Direito, Cultura e Religião: conexões e interfaces". 

Noli Bernardo Hahn, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil.

Pós-doutor pela Faculdades EST. Doutor em Ciências da Religião, Ciências Sociais e Religião, pela UMESP. Professor Tempo Integral da URI, Campus de Santo Ângelo. Graduado em Filosofia e Teologia. Possui formação em Direito. Integra o Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Direito. Lidera, junto com o professor Dr. André Leonardo Copetti Santos, o Grupo de Pesquisa Novos Direitos em Sociedades Complexas, vinculado à Linha 1, Direito e Multiculturalismo, do PPG Mestrado e Doutorado em Direito da URI. Pesquisa temas relacionando Gênero, Direito, Cultura e Religião. 

Publicado

30-11-2020

Como Citar

Sartori, A., & Hahn, N. B. (2020). OS IMPACTOS DAS FAKE NEWS RELIGIOSAS NA DEMOCRACIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. Revista Ilustração, 1(1), 87–97. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i1.13

Edição

Seção

Artigos Científicos