EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO/NO CAMPO

DIÁLOGO FORMATIVO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA BARREIRO GRANDE EM SERRA DO RAMALHO-BA

Autores

  • Odair Ledo Neves Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil
  • Romário Pereira de Carvalho Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Candeias, BA, Brasil
  • Jean Carlos Ferreira Dourado Rede Municipal de Ensino de Serra do Ramalho, Serra do Ramalho, BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v3i3.126

Resumo

Este artigo socializa um trabalho desenvolvido na comunidade Barreiro Grande situada no município de Serra do Ramalho-BA, por meio do projeto Tecendo Saberes, proposta que fortaleceu a relação entre estudantes da Educação de Jovens e Adultos e estudantes do 4º e 5º ano turma multisseriada. O projeto foi desenvolvido em duas etapas: a primeira etapa discutiu-se a organização do trabalho pedagógico das escolas do campo e das turmas multisseriadas e, no segundo momento, os estudantes da EJA apresentaram suas culturas, saberes e produções locais em uma roda de diálogo com os alunos do 4º e 5º ano turma multisseriada.  O projeto contou com a participação de 2 coordenadores, 3 professores e 30 estudantes. Ao possibilitar o contato entre os estudantes e a socialização do que os estudantes da EJA produzem evidenciamos a importância de um currículo vivo para este público que reconheça a cultura e as formas de vida. Os jovens e adultos têm muito a ensinar as crianças da comunidade no sentido de permanecer viva suas manifestações sociais e culturais. Em síntese, podemos afirmar que a EJA construiu sua própria especificidade como educação, com um olhar sobre os seus sujeitos, uma educação ampla, plural que não se restringe ao ensino.

Biografia do Autor

Odair Ledo Neves, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Doutorando em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais e Educação do Campo e da cidade – GEPEMDECC. Professor da rede municipal de ensino de Serra do Ramalho-BA.

Romário Pereira de Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Candeias, BA, Brasil

Mestrando em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal Baiano (IFBAIANO). Membro do Grupo de Estudos Etnicidades, Relações Raciais. Professor da rede municipal de ensino de Ruy Barbosa.

Jean Carlos Ferreira Dourado, Rede Municipal de Ensino de Serra do Ramalho, Serra do Ramalho, BA, Brasil

Pedagogo pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Professor da rede municipal de ensino de Serra do Ramalho-BA.

Publicado

11-06-2022

Como Citar

Neves, O. L., Carvalho, R. P. de ., & Dourado, J. C. F. . (2022). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO/NO CAMPO: DIÁLOGO FORMATIVO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA BARREIRO GRANDE EM SERRA DO RAMALHO-BA. Revista Ilustração, 3(3), 87–93. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v3i3.126

Edição

Seção

Artigos Científicos