BENJAMIN E A OBRA DE ARTE EM TEMPOS SOMBRIOS E DE TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i3.54

Resumo

Este artigo de revisão de literatura apresenta, inicialmente, a biografia de Benjamin, conforme as observações de Arendt no livro “Homens em tempos sombrios”, destacando a obra sui generis do escritor, sua genialidade e, também, sua má sorte, por assim dizer, em algumas circunstâncias da vida. O artigo é complementado por uma análise do livro “A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução”, de Benjamin. As técnicas de reprodução das obras de arte foram ampliadas e aceleradas a partir do século XX. A invenção da fotografia, por exemplo, levou a reprodução da obra de arte às proximidades da perfeição. Falta-lhe, no entanto, segundo Benjamin, a aura de autenticidade, noção discutida na segunda parte deste texto.

Biografia do Autor

Tiago Anderson Brutti, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Doutor em Educação nas Ciências - Filosofia (2014) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, com doutorado sanduíche (2012) junto à Facultad de Formación de Profesorado y Educación da Universidad Autónoma de Madrid - UAM, na Espanha; pós-doutor em Filosofia (2018) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste; mestre em Educação nas Ciências - Direito (2007) pela Unijuí; bacharel em Filosofia (2013) pela Unijuí; bacharel em Direito (2003) pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo - IESA; especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil (2007) pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz; atua como professor, pesquisador e extensionista na Unicruz desde 2009, particularmente no Curso de Direito e no Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social .

Antonio Escandiel de Souza, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Possui Doutorado em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2009), Mestrado em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (2000), Especialização em Linguística textual pela Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ (1989) e graduação em Letras - Habilitação Português/ Inglês, pela Universidade de Cruz Alta(1989). Professor titular III na Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ - desde 1997, tem experiência na área de Linguística (Linguística Aplicada), desenvolvendo pesquisas com ênfase na relação entre linguagem e sociedade, estudos que objetivam aproximar o contexto universitário da sociedade e da escola de educação básica, principalmente a escola pública. 

Fábio César Junges, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Pós-doutorado em andamento em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ (2017), com bolsa CAPES. Pós-doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2016), com bolsa CAPES. Doutorado em Teologia pela Faculdades EST (2015), com bolsa CNPq. Mestrado em Teologia pela Faculdades EST (2011), com bolsa CNPq. Especialização em Metodologia Pastoral pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2009). Graduação em Teologia (Bacharelado) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2008), com bolsa PIIC-URI. Graduação em Filosofia, com habilitação em Filosofia, Sociologia e Psicologia, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2004), com bolsa CNPq.

Gabriela Dickel das Chagas, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Bolsista CAPES no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Práticas socioculturais e Desenvolvimento social na Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), com pesquisa acerca dos aspectos jurídicos e sociais da contrarreforma psiquiátrica; integrante do Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos da Universidade de Cruz Alta (GPJUR / UNICRUZ); discente voluntária do projeto de pesquisa Por uma epistemologia feminista no ensino do Direito: o reconhecimento das relações desiguais de gênero para a promoção da justiça social; graduada em direito pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Publicado

30-12-2020

Como Citar

Brutti, T. A., Souza, A. E. de ., Junges, F. C. ., & Chagas, G. D. das . (2020). BENJAMIN E A OBRA DE ARTE EM TEMPOS SOMBRIOS E DE TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO. Revista Ilustração, 1(3), 141–151. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i3.54

Edição

Seção

Artigos Científicos