VARIAÇÃO DIACRÔNICA ENTRE JOVENS E IDOSOS EM UMA CIDADE PIAUIENSE

CONTRIBUIÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS

Autores

  • Juscelino Francisco do Nascimento Universidade Federal do Piauí, Senador Helvídio Nunes de Barros, PI, Brasil
  • Axel Brendon Leal dos Santos Universidade Federal do Piauí, Senador Helvídio Nunes de Barros, PI, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i3.51

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar alguns dados referentes à variação diacrônica na fala de jovens e de adultos, na cidade de Ipiranga do Piauí, e destacar como se dá a construção de sentido das expressões porra, caralho e foda na fala desses informantes. A metodologia empreendida neste trabalho se deu por meio de um estudo bibliográfico, com base, principalmente, em Calvet (2003), Labov (2008), Guérius (1956), Martellota (2018). Fizemos, ainda, uma pesquisa qualitativa, com a aplicação de um questionário, a fim de obter, dos participantes, informações acerca do uso das expressões supramencionadas, além extrair informações a respeito dos seus ambientes de interação e se esse também se enquadrava como um dos fatores responsáveis pela variação. Concluímos, assim, que a variação entre esses grupos intensifica o preconceito linguístico entre eles, em virtude da falta de conhecimento relacionado à variabilidade e à heterogeneidade da língua.

Biografia do Autor

Juscelino Francisco do Nascimento, Universidade Federal do Piauí, Senador Helvídio Nunes de Barros, PI, Brasil

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Graduado e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), da qual é Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Letras/Português, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Professor Formador do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), onde é Coordenador de Estágios do Curso de Letras/Inglês, e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Axel Brendon Leal dos Santos, Universidade Federal do Piauí, Senador Helvídio Nunes de Barros, PI, Brasil

Graduado em Licenciatura em Letras/Português pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, onde atuou como monitor de disciplinas e pesquisador de Iniciação Científica Voluntária (ICV).

Publicado

30-12-2020

Como Citar

Nascimento, J. F. do, & Santos, A. B. L. dos . (2020). VARIAÇÃO DIACRÔNICA ENTRE JOVENS E IDOSOS EM UMA CIDADE PIAUIENSE: CONTRIBUIÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS . Revista Ilustração, 1(3), 115–126. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i3.51

Edição

Seção

Artigos Científicos