O PENSAMENTO PÓS-METAFÍSICO E A TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA DE JÜRGEN HABERMAS

IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO HUMANA EM GERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i3.31

Resumo

O presente artigo busca estabelecer um horizonte teórico-filosófico para pensar a educação e a formação humana em geral. Para isso propõe um pensar filosófico pós-metafísico, diferenciado em relação ao pensar metafísico, e em cuja perspectiva situa a Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas, apresentada, então, como potencial modo de pensar a educação. Na construção de sua linha argumentativa, o artigo começa perguntando pelas motivações do próprio ato de educar, com o que a reflexão se orienta para a existência de um mundo humano cuja viabilidade depende de referenciais de objetividade que permitem a coordenação das ações dos diferentes sujeitos. A demanda por referenciais de objetividade remete à questão fundamental da filosofia, isto é, ao modo como se estabelecem parâmetros de verdade e de correção. Na busca desses parâmetros se distinguem os modos metafísico e pós-metafísico de conceber a tarefa filosófica e, com eles, a indicação do sentido do que se tem tomado como racionalidade humana. Em consonância com o pensar pós-metafísico, segue a apresentação da teoria habermasiana e, a partir dela, indicam-se possíveis desdobramentos para o trabalho de formação e inserção das novas gerações no mundo humano.

Biografia do Autor

José Pedro Boufleuer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Possui graduação em Estudos Sociais pelo Instituto Educacional Dom Bosco (1983), graduação em Filosofia pelo Instituto Educacional Dom Bosco (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Professor da UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Atua como docente em cursos de graduação e de pós-graduação - Mestrado e Doutorado. 

Publicado

30-12-2020

Como Citar

Boufleuer, J. P. (2020). O PENSAMENTO PÓS-METAFÍSICO E A TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA DE JÜRGEN HABERMAS : IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO HUMANA EM GERAL. Revista Ilustração, 1(3), 91–102. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i3.31

Edição

Seção

Artigos Científicos