A AVERSÃO AO REFUGIADO COMO PRODUTO DO NACIONALISMO

A DESCONSTRUÇÃO DAS BARREIRAS ESTATAIS PELA INTERNET

Autores

  • Isadora Sorteia da Ponte Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil
  • Noli Bernardo Hahn Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2637-5321

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i3.25

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Internet, Nacionalismo, Refugiados

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em discutir uma das mais preocupantes crises humanitárias globais: a Crise dos Refugiados. Estas pessoas saem dos seus países de origem em decorrência de fundados temores de perseguição em busca de asilo e proteção. Entretanto, a comunidade internacional apresenta um sentimento de preconceito e discriminação frente aos refugiados, rotulando-os como ameaças às suas culturas e tradições fazendo com que estas pessoas necessitem construir novas identidades socioculturais apenas para se “encaixarem” em um novo padrão nacional. Destaca-se que o principal culpado desta aversão aos refugiados é o orgulho nacionalista, o qual traz a ideia de pertencimento e cria barreiras entre as nações. Desta forma, por meio de pesquisas bibliográficas e análises hermenêuticas, objetiva-se investigar: qual concepção deve prevalecer frente aos refugiados: a preservação das culturas e ideologias nacionais ou os direitos humanos? e ainda, qual seria a solução eficaz para resolver estas situações? A solução encontrada nesta pesquisa recai sobre a desconstrução da noção de nacionalidade extrema disseminada pelos Estados, a qual apenas será possível com a conexão das nações por meio das redes protetivas disseminadas na internet, possibilitando a visualização de horizontes comuns às diversas nações, onde a solidariedade prevaleceria em detrimento de interesses meramente estatais.

Biografia do Autor

Isadora Sorteia da Ponte, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Acadêmica do Curso de Graduação em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Santo Ângelo/RS. Bolsista PIIC/URI. Integrante do Grupo de Pesquisa “Novos Direitos em Sociedades Complexas”, vinculado ao PPGD da URI.

Noli Bernardo Hahn, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

 Pós-Doutor pela Faculdades EST, São Leopoldo, RS. Doutor em Ciências da Religião, Ciências Sociais e Religião, pela UMESP. Graduado em Filosofia e Teologia. Possui formação em Direito. Professor Tempo Integral da URI Campus de Santo Ângelo, RS. Integra o Corpo Docente do PPGD em Direito.

Publicado

30-12-2020

Como Citar

Ponte, I. S. da, & Hahn, N. B. . (2020). A AVERSÃO AO REFUGIADO COMO PRODUTO DO NACIONALISMO: A DESCONSTRUÇÃO DAS BARREIRAS ESTATAIS PELA INTERNET. Revista Ilustração, 1(3), 63–74. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i3.25

Edição

Seção

Artigos Científicos