MECANISMOS TECNOLÓGICOS (TIC’s) TÍPICOS DA SOCIEDADE EM REDE APLICADOS À GESTÃO PÚBLICA DE DESASTRES AMBIENTAIS NO BRASIL: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS

Autores

  • Frederico Thaddeu Pedroso Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil
  • Jerônimo Siqueira Tybush Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i3.22

Palavras-chave:

Desastres ambientais; Informação; Gestão Pública.

Resumo

Visando relacionar duas áreas emergentes do Direito, a presente produção científica tem como objetivo investigar de que forma é possível aprimorar os mecanismos de prevenção e mitigação de riscos e danos oriundos de desastres ambientais através da utilização das revolucionárias Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s), típicas da Sociedade em Rede. Aliando obrigações dos entes públicos relacionadas a desastres ambientais com o advento da Sociedade em Rede, a presente pesquisa se desenvolve a partir da seguinte indagação: em que medida é possível aperfeiçoar o sistema nacional de informações e monitoramento de desastres ambientais a partir do uso das TIC’s? A metodologia utilizada obedece ao quadrinômio Abordagem, Teoria de Base, Procedimento e Técnica. A abordagem é a sistêmico-complexa, partindo-se da base comunicacional entre áreas do saber e analisando dados considerando os elementos da complexidade. Como teoria de base foram utilizados autores como Fritjof Capra, Edgar Morin e Manuel Castells. O procedimento utilizado é a pesquisa bibliográfica. Quanto a técnica, foram realizadas consultas à periódicos e elaborados resumos e fichamentos. Ao final, o estudo permite concluir que é perfeitamente possível aprimorar-se o atual sistema nacional de informações e monitoramento de desastres ambientais através do uso e aplicação das TIC’s.

Biografia do Autor

Frederico Thaddeu Pedroso, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGD/UFSM). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Direitos da Sociobiodiversidade. Advogado - Eduardo Aurélio Pedroso Advogados Associados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Ambiental e Previdenciário, atuando principalmente nos seguintes temas como pesquisador: sustentabilidade, teoria do direito, enchentes urbanas e responsabilidade civil.

Jerônimo Siqueira Tybush, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC (2011). Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2007); graduado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul -UNISC (2004). Professor Adjunto no Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria -UFSM. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFSM) - Mestrado em Direito. Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER/UFSM) - Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede. Pesquisador e Líder do Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade - GPDS. Atualmente é Pró-Reitor Adjunto e Coordenador de Planejamento Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação da UFSM. Membro da Diretoria do CONPEDI Gestão 2017-2020.

Publicado

05-01-2021

Como Citar

Pedroso, F. T. ., & Tybush, J. S. . (2021). MECANISMOS TECNOLÓGICOS (TIC’s) TÍPICOS DA SOCIEDADE EM REDE APLICADOS À GESTÃO PÚBLICA DE DESASTRES AMBIENTAIS NO BRASIL: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS. Revista Ilustração, 1(3), 7–17. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i3.22

Edição

Seção

Artigos Científicos