O CARÁTER PERMANENTE DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA MODERNIDADE LÍQUIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i2.21

Palavras-chave:

Bauman. Educação. Conhecimento. Informação

Resumo

O presente artigo aborda a aprendizagem humana em caráter permanente no ambiente da modernidade líquida e no contexto da pandemia da COVID-19. Contextos que apresentam desdobramentos na e para a educação, apresentando-lhe distintos desafios em termos pedagógicos e de organização do tempo e espaço escolar. Enfrenta-se o problema de como Bauman compreende a aprendizagem em sentido permanente no contexto da modernidade líquida e quais são os possíveis desdobramentos ao processo educacional. O percurso metodológico segue a revisão de literatura, com tratamento qualitativo dos dados, objetivando compreender como este pensador caracteriza o caráter permanente no contexto da modernidade líquida e seus desdobramentos na práxis educacional.  As sociedades modernas reconhecem a soberania das decisões políticas como resultado das escolhas de cada cidadão, ao mesmo tempo em que o exercício da participação e da cidadania é um processo permanente. A dinâmica pragmática da educação, sintonizada com os interesses econômicos a aprendizagem permanente é direcionada para a lógica da substituição do conhecimento pela informação e do constante esquecimento desta, pela troca de uma informação por outra. A memória e seus sentidos educacionais e epistemológicos é substituída pelo esquecimento, menos o da aprendizagem constante. A educação permanente, pautada no conhecimento, pode potencializar as condições de participação futura na sociedade, contribuir na compreensão alargada dos fenômenos humanos e naturais, na apresentação dialogada dos argumentos e orientar a tomada de decisões e deliberações.

Biografia do Autor

Mário José Puhl, Fundação Educacional Machado de Assis, Santa Rosa, RS, Brasil

Possui graduação em Filosofia, com habilitação em filosofia, sociologia, história e psicologia, pelo Instituto Educacional Dom Bosco (1990), mestrado em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é professor substituto da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo - RS, nos cursos de graduação e pós-graduação e horista da Fundação Educacional Machado de Assis, Santa Rosa - RS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação ambiental, educação republicana, cidadania, desenvolvimento sustentável e conhecimento.

Publicado

15-12-2020

Como Citar

Puhl, M. J. (2020). O CARÁTER PERMANENTE DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA MODERNIDADE LÍQUIDA. Revista Ilustração, 1(2), 87–98. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i2.21

Edição

Seção

Artigos Científicos