LINGUAGEM E CONHECIMENTO: “JANELA” COMO METÁFORA DA CONDIÇÃO HUMANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i2.19

Resumo

Tomando a metáfora da “janela” como inspiração para pensar as possíveis miradas que a linguagem, em sua compreensão hermenêutica, propicia, o artigo reflete acerca da condição humana e suas possibilidades de conhecimento. Destaca a “janela da arte” como modo de acesso ao universo da sensibilidade e possibilidade de uma experiência radical de abertura a amplos e inusitados horizontes de sentidos ético-estéticos. Valendo-se de pesquisa bibliográfica permite concluir que “Janelas” nos permitem diferentes miradas, constituindo-se em modos de acesso ao mundo quando delas alçamos voos, nos permitindo novas miradas quando a elas regressamos.

Biografia do Autor

Maria Regina Johann, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Licenciada em Educação Artística pela UNIJUÍ (1995), especialização em Metodologia do Ensino de Arte (1998), mestrado (2001) e doutorado (2015) em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Professora efetiva da UNIJUÍ e membro do grupo de pesquisa Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas na Educação e do Grupo Mongaba.

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Licenciado em Educação Física pela UFSM (1985); Licenciado em Filosofia pela UNIJUÍ (1989); Especialização em Filosofia Política pela UNIJUÍ (1990) e Doutorado em Educação pela UNICAMP (1999). Professor da UNIJUÍ, atuando no PPG em Educação nas Ciências – Mestrado e Doutorado, e no PPG em Educação Física – Mestrado Profissional (PROEF). Membro do Grupo de Pesquisa Paidotribas e do grupo de pesquisa Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas na Educação.

Publicado

15-12-2020

Como Citar

Johann, M. R., & Fensterseifer, P. E. (2020). LINGUAGEM E CONHECIMENTO: “JANELA” COMO METÁFORA DA CONDIÇÃO HUMANA. Revista Ilustração, 1(2), 69–78. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i2.19

Edição

Seção

Artigos Científicos