A DITADURA CIVIL-MILITAR EM SERGIPE: O QUE NOS FALAM OS JORNAIS? (1968-1978)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i2.18

Palavras-chave:

Ensino de História. Gazeta de Sergipe. Ditadura Civil-Militar.

Resumo

A pesquisa apresenta reflexões a respeito da utilização de jornais sergipanos como fonte para o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental, valorizando-os como potencial didático para a aprendizagem histórica, especialmente na abordagem de temáticas e/ou objetos do conhecimento (BNCC, 2019), relacionadas com o período da Ditadura Civil-Militar no Brasil. O periódico escolhido foi a Gazeta de Sergipe, jornal que teve grande circulação na capital no período estudado, além de estar digitalizado e disponibilizado pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe (Sibiufs), acessível no seguinte endereço: jornaisdesergipe.ufs.br/. Espera-se com o trabalho refletir sobre as representações a respeito da Ditadura Civil-Militar no Brasil e suas relações com o presente, além de compreender aspectos da produção do conhecimento historiográfico.

Biografia do Autor

Mayra Ferreira Barreto, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE, Brasil.

Possui Mestrado Profissional em Ensino de História/ ProfHistória, pela Universidade Federal de Sergipe (2020). Especialização em Educação Especial com ênfase em Atendimento Especializado pela Universidade Cândido Mendes (2019). Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Cândido Mendes (2020). Especialização em Ensino de História: Novas Abordagens pela Faculdade São Luís de França (2015). Graduação em História pela Universidade Federal de Sergipe (2014) e Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2018). Atuou como tutora do curso de Licenciatura em História, modalidade EAD, da Universidade Federal de Sergipe (CESAD/UFS). Tem experiência com Educação Básica, lecionando as disciplinas de História, Artes, Ensino Religioso, Educação Patrimonial e Sociedade e Cultura. Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Religiosidades (GPCIR-DHI/UFS).

Publicado

15-12-2020

Como Citar

Barreto, M. F. (2020). A DITADURA CIVIL-MILITAR EM SERGIPE: O QUE NOS FALAM OS JORNAIS? (1968-1978). Revista Ilustração, 1(2), 29–43. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i2.18

Edição

Seção

Artigos Científicos