A EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DOS MUSEUS PARA A SENSIBILIZAÇÃO SOCIAL NO SURGIMENTO DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i2.16

Palavras-chave:

coronavírus; museologia; acesso à cultura; tour virtuais

Resumo

O presente estudo busca utilizar a experiência didática dos museus como instrumentos de sensibilização social, com o objetivo de proporcionar discussões sobre o acesso à cultura de forma igualitária, se aproveitando de um período de adversidade mundial, como o decorrido pela COVID-19. O emprego da sensibilização por meio das artes servirá como alternativa para combater a exclusão sistêmica da população, que acabam ficando alijadas de conhecer as artes, constituindo verdadeiras vítimas de modelos desiguais. A eleição dos museus foi motivada pelos projetos inovadores que vêm permitindo à sociedade, em momentos de incertezas e angústias, de encontrar alternativas sensibilizadoras para combater problemas estruturais históricos. As medidas de inclusão apresentadas por essas Instituições Culturais ampliaram os horizontes para a descoberta dos legados históricos dos seres humanos. Razão pela qual esses esforços representam marcos importantes para mudanças de paradigmas e, principalmente, na possibilidade das expressões culturais estarem mais próximas dos indivíduos, despertando emoções e incentivando o desenvolvimento de suas identidades. O estudo apresentou uma abordagem metodológica baseada em dados bibliográficos e documentais, utilizando uma abordagem qualitativa sob método dedutivo.

Biografia do Autor

Carmem Beatriz de Paula Henrique , University of Florida, Flórida, Estados Unidos

Mestra no College of Arts no Centro de Estudos Latino-Americanos na Universidade da Florida. Especialista em História da Arte pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado e graduada em Administração de Empresas pela mesma universidade. Possui experiência profissional com gestão pública e privada, com ênfase em cultura, arte e museu.

Rivetla Edipo Araujo Cruz, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Doutor em Ecologia Aquática e Pesca pelo Universidade Federal do Pará, com período Sanduíche na Univertsity of Florida, Gainesville FL, in the Engineering School of Sustainable Infrastructure & Environment. Atualmente é pesquisador junto ao Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia (UFPA) e integra os grupos de pesquisas (CNPq): Ecologia, Manejo e Pesca da Amazônia (UFPA) e Núcleo de Estudos e Pesquisas Ovelário Tames/NEPOT (UFRR). Possui experiência na área de recursos pesqueiros, ecologia humana, direito humanos e ambiental.

Douglas Verbicaro Soares, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, RR, Brasil. Doutor em Direito

Doutor em Pasado y Presente de los Derechos Humanos e Mestre em Estudios Interdisciplinares de Género en la Especialidad Jurídica, ambos pela Universidade de Salamanca (USAL/Espanha). Integra como pesquisador os grupos de pesquisas (CNPq): Núcleo de Estudos e Pesquisas Ovelário Tames/NEPOT (UFRR); Consumo e Cidadania (UFPA); Consumo Responsável e Globalização Econômica (CESUPA). Atua como Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica e Direitos Humanos - NPJDH na Universidade Federal de Roraima e professor do magistério superior no Curso de Direito – UFRR.

Sedjro Enock Télèsphore Montcho, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil.

Bacharel em Letras e Ciências Humanas pela Universidade do Benim. Graduado em Direito pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) na Universidade Federal de Roraima. Integra o grupo de pesquisa (CNPq) Núcleo de Estudos e Pesquisas Ovelário Tames/NEPOT (UFRR), com experiência nas áreas de Direito Constitucional, Direito civil, Consumidor, Trabalhista, Direitos Humanos, Direito Africano e Direito Amazônico.

Publicado

15-12-2020

Como Citar

de Paula Henrique , C. B. ., Araujo Cruz, R. E., Verbicaro Soares, D., & Télèsphore Montcho, S. E. (2020). A EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DOS MUSEUS PARA A SENSIBILIZAÇÃO SOCIAL NO SURGIMENTO DA COVID-19. Revista Ilustração, 1(2), 45–55. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i2.16

Edição

Seção

Artigos Científicos