ALTERNATIVA EDUCACIONAL ARTÍSTICA PARA A SENSIBILIZAÇÃO EM MOMENTOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i1.14

Palavras-chave:

coronavírus; docência; universidade; obras artísticas.

Resumo

A COVID-19 trouxe consigo um período de novos hábitos e incertezas para toda a sociedade mundial, gerando impactos em especial na educação. Diante deste cenário, o presente estudo tem como objetivo sensibilizar os acadêmicos da Universidade Federal de Roraima, demonstrado através da arte que a história traz relatos de diversos momentos que a humanidade foi assolada por doenças e que estes períodos foram superados, bem como, oferecer recursos suficientes para saber como essa situação surgiu em outros momentos da história e desenvolver a sensibilidade artística, critérios estéticos, como fonte de enriquecimento cultural . Para tal, utilizou-se 5 (cinco) obras artísticas, sendo 3 (três) filmes e 2 (duas) pinturas, como forma de propagação da história da temática em questão. Ao fim o aluno deve conhecer e avaliar de forma crítica as diferentes realidades do mundo atual, seus fatores de evolução, bem como, refletir as diferentes abordagens decorrentes da pandemia da COVID-19.

Biografia do Autor

Douglas Verbicaro Soares, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil.

Doutor em Pasado y Presente de los Derechos Humanos e Mestre em Estudios Interdisciplinares de Género en la Especialidad Jurídica, ambos pela Universidade de Salamanca (USAL/Espanha). Integra como pesquisador os grupos de pesquisas (CNPq): Núcleo de Estudos e Pesquisas Ovelário Tames/NEPOT (UFRR); Consumo e Cidadania (UFPA); Consumo Responsável e Globalização Econômica (CESUPA). Atua como Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica e Direitos Humanos - NPJDH na Universidade Federal de Roraima e professor do magistério superior no Curso de Direito – UFRR.

Rivetla Edipo Araujo Cruz, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2013), mestrado em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais - UFRA (2016) e doutorado em Ecologia Aquática e Pesca - UFPA (2020), com período Sanduíche na Univertsity of Florida, Gainesville FL, in the Engineering School of Sustainable Infrastructure & Environment (Watershed Ecology Lab). Atuou como Professor junto ao Instituto Ágata no projeto Capacitando e Aperfeiçoando Profissionalmente da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado do Pará. É pesquisador junto ao Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia (NEAP/UFPA)

Maria Ángeles Herrero Uña, Universidad de Salamanca, Cyl, Espanha

Doctora cum laude en Historia del Arte por la Universidad de Salamanca.Planificación y Coordinación en el Área de Educación del Museo Nacional del Prado; Dirección y Coordinación en diferentes certámenes y congresos; Profesora de Geografía e Historia y Estudios Extranjeros; Guía cultural Obra Social la Caixa; Crítica de Arte.

Publicado

30-11-2020

Como Citar

Verbicaro Soares, D., Araujo Cruz, R. E., & Herrero Uña, M. Ángeles . (2020). ALTERNATIVA EDUCACIONAL ARTÍSTICA PARA A SENSIBILIZAÇÃO EM MOMENTOS DE PANDEMIA. Revista Ilustração, 1(1), 75–85. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i1.14

Edição

Seção

Artigos Científicos