A PANDEMIA DESVELANDO O PRINCÍPIO DEMOCRATIZANTE DO ENSINO

ACESSO E QUALIDADE PARA QUEM?

Autores

  • Adriana Aparecida de Almeida Marcolin Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil
  • Adair Adams Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Vacaria, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1689-2691
  • Rogério Ferraz de Andrade Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i1.12

Palavras-chave:

Pandemia, Democratização do Ensino, Acesso e Qualidade

Resumo

A pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19 tem causado um impacto profundo em nosso modo de viver e organizar a sociedade. De modo particular afetou em cheio a educação, segmento que sofrerá as consequências a longo prazo, pois está interligada com o todo da sociedade, seja pelo contato social alunos-família-professores, seja pelo investimento que será reduzido e, ainda, pela falta de intenções de refletir sobre a nossa organização educacional, seu papel, seu sentido e horizontes a serem alcançados. Propõe-se aqui não uma nova forma de educar em tempos de pandemia, mas o que ela provoca reflexivamente em nós sobre o estado atual da educação. Assim, antes de apressar-se em ferramentas e estratégias para voltar a uma espécie de normalidade nas atividades educacionais, compreendemos que é preciso olhar para as necessidades, o lugar e perspectivas da educação brasileira. Neste sentido, este estudo propõe analisar as possíveis consequências pós-pandemia, frente à precarização no acesso ao conhecimento, por estudantes de três instituições de ensino. As discussões teóricas estão apoiadas nos referenciais de Arendt, Libâneo, Rohden, Sacristán, Santos, Savater, Saviani e Duarte.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida de Almeida Marcolin, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEdu/UCS), na Linha de Pesquisa "História e Filosofia da Educação". Integrante do Grupo de Pesquisa - GPFORMA Serra (Formação Cultural, Hermenêutica e Educação). Mestre em Educação pelo PPGEDU/UCS - 2012/2013, na Linha de pesquisa "Educação, Linguagem e Tecnologia". Bolsista CAPES 2013. Bolsista em projeto de Extensão (IFRS), 2019. Especialista em Docência na Educação Básica (IFRS) - 2019, Coordenação Pedagógica (UFRGS) - 2013, Neuropsicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva (CENSUPEG) - 2013, Atendimento Educacional Especializado (UEM) - 2012, Educação Especial e Educação Inclusiva (UNINTER) - 2011, Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNINTER) - 2011, Gestão Escolar (IDEAU) - 2008, Psicopedagogia (UNIBEM) - 2001. Licenciada em Pedagogia (UCS) - 1995 e em Letras - 2ª licenciatura (UNINTER) - 2019. Professora na Rede Municipal de Educação de Vacaria/RS e na Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. E-mail: adrianamarcolin@gmail.com

Adair Adams, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Vacaria, RS, Brasil

Doutor em Educacão nas Cie?ncias pela UNIJUÍ. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), no Campus Vacaria. 

Rogério Ferraz de Andrade, Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutor em Letras pela UniRitter, mestre em Educacão pela UFSM. Diretor do Colégio Santa Cecília, de Porto Alegre. Palestrante, conferencista e professor da Rede Estadual de Educação.

Publicado

30-11-2020

Como Citar

Marcolin, A. A. de A., Adams, A., & Andrade, R. F. de. (2020). A PANDEMIA DESVELANDO O PRINCÍPIO DEMOCRATIZANTE DO ENSINO: ACESSO E QUALIDADE PARA QUEM?. Revista Ilustração, 1(1), 67–74. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i1.12

Edição

Seção

Artigos Científicos