A LEITURA COMO UMA DAS BASES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i2.10

Palavras-chave:

Tecnologia. Covid-19. Educação.

Resumo

A linguagem se tornou o pressuposto mais geral para a compreensão humana e suas formulações teóricas sobre si e o mundo. O texto, pensado em todas as suas variantes literárias, é a forma mais usada para apresentar os conhecimentos que os seres humanos formulam. Sua construção não se basta a si mesma, pois requer a leitura, sua interpretação e apropriação de sentido pelas novas gerações que chegam ao mundo. Por meio de pesquisa bibliográfica, o artigo objetiva mostrar potencialidades literárias e filosóficas da leitura do texto como uma das principais bases da educação escolar. Mesmo com o avanço das imagens como nova forma de comunicação por meio das mídias sociais, a leitura ainda é fundamental por ser um modo de desvelamento do humano e do mundo. E a educação tem essa tarefa de tornar esse desvelar em um sentir em casa no mundo por meio dos conhecimentos legados pela tradição.

Biografia do Autor

Adair Adams, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Vacaria, RS, Brasil

Pós-doutorado pela UNICRUZ/RS (2015-2016). Doutor em Educação nas Ciências pela UNIJUI (2014). Mestre em Filosofia pela PUCRS (2004). Especialização em Teologia na área de Metodologia da Pesquisa pela URI/IMT - Santo Ângelo. Graduado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2002). Licenciado em Pedagogia - UNINTER (2018) Experiência de magistério superior nas áreas da Educação, da Filosofia, com ênfase em Filosofia da linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da educação, fundamentos da educação, hermenêutica, hermenêutica Jurídica, intersubjetividade e fenomenologia. Atualmente, professor EBTT no IFRS - Campus Vacaria.

Antonio Escandiel de Souza, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Possui Doutorado em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2009), Mestrado em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (2000), Especialização em Linguística textual pela Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ (1989) e graduação em Letras - Habilitação Português/ Inglês, pela Universidade de Cruz Alta(1989). Professor titular III na Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ - desde 1997, tem experiência na área de Linguística (Linguística Aplicada), desenvolvendo pesquisas com ênfase na relação entre linguagem e sociedade, estudos que objetivam aproximar o contexto universitário da sociedade e da escola de educação básica, principalmente a escola pública.

Fábio César Junges, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Pós-doutorado em andamento em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ (2017), com bolsa CAPES. Pós-doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2016), com bolsa CAPES. Doutorado em Teologia pela Faculdades EST (2015), com bolsa CNPq. Mestrado em Teologia pela Faculdades EST (2011), com bolsa CNPq. Especialização em Metodologia Pastoral pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2009). Graduação em Teologia (Bacharelado) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2008), com bolsa PIIC-URI. Graduação em Filosofia, com habilitação em Filosofia, Sociologia e Psicologia, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2004), com bolsa CNPq.

Publicado

15-12-2020

Como Citar

Adams, A., Souza, A. E. de, & Junges, F. C. (2020). A LEITURA COMO UMA DAS BASES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Revista Ilustração, 1(2), 79–86. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i2.10

Edição

Seção

Artigos Científicos